4SB visita o Pavilhão da Água e Planetário do Porto

Ontem, dia dezassete de abril de 2024, a nossa turma fez uma viagem, rumo à maravilhosa cidade do Porto. Este trajeto foi feito de autocarro, ao longo do qual nos divertimos imenso: conversámos, cantámos e rimos à gargalhada! Alguns, porém, preferiram simplesmente, admirar a paisagem…

O objetivo desta viagem foi visitar o Pavilhão da Água e o Planetário do Porto, no âmbito do RIC2 Nós e a Europa – trabalhado ao longo 3º período. Começámos por visitar o Pavilhão da Água, situado no belo Parque da Cidade, este local, consideramo-lo de extrema importância, porque nos permitiu consolidar e aprofundar conhecimentos relacionados com a sustentabilidade do nosso querido Planeta Azul. Vimos, uma vez mais, a importância de evitar poluir, a importância das barragens de retenção, das energias renováveis e de uma ETAR.

Também tivemos a oportunidade de observar simuladores de nascentes, o percurso dos principais rios que atravessam Portugal, desde a nascente até à foz, o funcionamento dos vasos comunicantes, a formação dos redemoinhos e seus perigo. Apesar da enorme quantidade de água existente no planeta, ficámos alarmados ao visualizarmos a pequeníssima percentagem de água própria para consumo, é verdade que nós já sabíamos que era pouca, mas ao vermos aqui, teve em nós outro impacto! Finalmente, entrámos na Sala Imersiva onde “mergulhámos” nas profundezas do oceano, e também vimos um filme através do qual conhecemos/reconhecemos possíveis catástrofes naturais, provocadas pelos nossos maus hábitos. Por isso, é urgentíssimo mudarmos comportamentos!

Chegada a hora do almoço, fizemos um piquenique no Parque da Cidade, e as gaivotas fizeram-se de convidadas, tentando “assaltar” as nossas merendas. Alguns divertiram-se imenso a alimentá-las. Foi muito engraçado! Seguimos para o Planetário, localizado perto da foz do rio Douro, num dos polos da Universidade do Porto. Começámos por entrar numa cúpula que funcionava, um pouco, como uma nave espacial! Esta “viagem” permitiu-nos explorar o céu, o Sistema Solar, constelações, nebulosas… Sentimo-nos verdadeiros astronautas! Foi uma sensação incrível! De regresso ao exterior, observámos o Sol que, apesar da sua cor ser branca, através do telescópio solar, era vermelho, mas podia ser de qualquer outra cor do arco-íris, após mais esta experiência seguimos para uma sala onde aprendemos mais sobre a Lua e as suas fases, e revimos a origem das estações do ano.

Finalmente, regressámos à escola com vivências bastantes enriquecedoras, cansados, mas muito, muito felizes!

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.