Ontem, dia dezassete de abril de 2024, a nossa turma fez uma viagem, rumo à maravilhosa cidade do Porto. Este trajeto foi feito de autocarro, ao longo do qual nos divertimos imenso: conversámos, cantámos e rimos à gargalhada! Alguns, porém, preferiram simplesmente, admirar a paisagem…
O objetivo desta viagem foi visitar o Pavilhão da Água e o Planetário do Porto, no âmbito do RIC2 Nós e a Europa – trabalhado ao longo 3º período. Começámos por visitar o Pavilhão da Água, situado no belo Parque da Cidade, este local, consideramo-lo de extrema importância, porque nos permitiu consolidar e aprofundar conhecimentos relacionados com a sustentabilidade do nosso querido Planeta Azul. Vimos, uma vez mais, a importância de evitar poluir, a importância das barragens de retenção, das energias renováveis e de uma ETAR.
Também tivemos a oportunidade de observar simuladores de nascentes, o percurso dos principais rios que atravessam Portugal, desde a nascente até à foz, o funcionamento dos vasos comunicantes, a formação dos redemoinhos e seus perigo. Apesar da enorme quantidade de água existente no planeta, ficámos alarmados ao visualizarmos a pequeníssima percentagem de água própria para consumo, é verdade que nós já sabíamos que era pouca, mas ao vermos aqui, teve em nós outro impacto! Finalmente, entrámos na Sala Imersiva onde “mergulhámos” nas profundezas do oceano, e também vimos um filme através do qual conhecemos/reconhecemos possíveis catástrofes naturais, provocadas pelos nossos maus hábitos. Por isso, é urgentíssimo mudarmos comportamentos!
Chegada a hora do almoço, fizemos um piquenique no Parque da Cidade, e as gaivotas fizeram-se de convidadas, tentando “assaltar” as nossas merendas. Alguns divertiram-se imenso a alimentá-las. Foi muito engraçado! Seguimos para o Planetário, localizado perto da foz do rio Douro, num dos polos da Universidade do Porto. Começámos por entrar numa cúpula que funcionava, um pouco, como uma nave espacial! Esta “viagem” permitiu-nos explorar o céu, o Sistema Solar, constelações, nebulosas… Sentimo-nos verdadeiros astronautas! Foi uma sensação incrível! De regresso ao exterior, observámos o Sol que, apesar da sua cor ser branca, através do telescópio solar, era vermelho, mas podia ser de qualquer outra cor do arco-íris, após mais esta experiência seguimos para uma sala onde aprendemos mais sobre a Lua e as suas fases, e revimos a origem das estações do ano.
Finalmente, regressámos à escola com vivências bastantes enriquecedoras, cansados, mas muito, muito felizes!