O tópico crucial na atualidade, o qual a Educação e em particular as Escolas não podem ignorar, é, sem dúvida, a integração das ferramentas de inteligência artificial generativa. Essa abordagem é essencial para garantir equidade no desenvolvimento de competências críticas. Ao incorporar tecnologias emergentes nas práticas educativas, estamos a preparar os nossos alunos para um futuro onde competências como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração são cada vez mais cruciais.
Um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) destaca que o uso de recursos com inteligência artificial possibilita a conclusão de 12% mais tarefas, 25% mais rapidamente e com uma qualidade 40% superior. O workshop “Blow Your Mind with AI“, promovido pela Direção Geral da Educação (DGE) e conduzido pela Miles in the Sky e pela 42 Lisboa, no qual o Agrupamento de Cristelo teve a honra de participar, representou um sprint de inovação. Nesse evento, fomos desafiados a criar uma ideia nova para um novo produto ou serviço, desenvolvendo a imagem e uma campanha de comunicação multi-meios. O processo culminou com um pitch do projeto, desenhado para aprender de forma colaborativa a utilizar diferentes ferramentas de IA em apenas 1h30, o que só foi possível devido à adoção de tecnologias de inteligência artificial.
Esta experiência não apenas evidenciou a importância crescente da IA na educação, mas também demonstrou a capacidade transformadora desta tecnologia ao oferecer uma vantagem significativa em termos de eficiência e qualidade na realização de tarefas.
O evento proporcionou uma imersão prática e colaborativa, demonstrando a viabilidade e o impacto positivo da integração de ferramentas IA em contexto de sala de aula.
Saber+
Escola 42 Lisboa tem origem em França, conhecida pelo seu modelo inovador de ensino em programação e tecnologia da informação, seguindo o mesmo princípio da matriz francesa, oferecendo uma formação intensiva, prática e orientada por projetos, com um foco especial em programação. Como todas as Escola 42 existentes no mundo, a Escola 42 Lisboa proporciona um ambiente de aprendizagem sem aulas tradicionais, professores formais. Os alunos, são incentivados a aprenderem uns com os outros e a resolverem problemas práticos através de projetos colaborativos.