Etwinning: Os Caminhos de Santiago

Na semana de 11 a 15 de março, os alunos das turmas B e C do 6º ano da EBS Cristelo, participaram no acolhimento do grupo de professores e alunos do Centro Publico de Educación Infantil y Primaria Antonio Mingote de Alcalá de Henares, Madrid. Esta semana decorreu no âmbito do projeto Etwinning/Erasmus+ “Os caminhos de Santiago”.

A hospitalidade com que os nossos alunos receberam a comitiva madrilena foi bem visível e começou logo na segunda-feira, dia 11 a partir das 14 horas, com a realização de atividades quebra-gelo, com o intuito de tornar o ambiente mais confortável, em que os alunos de desinibissem. A tradicional estafeta de sacos, o lançamento do avião de papel e a construção de uma torre com esparguete e marshmallow foram as atividades que os alunos mais demonstraram o espírito de entreajuda e diversão.

Ao longo da semana foram desenvolvidas diversas atividades, das quais se destacam a visita ao campo de golfe do aqueduto, na qual pudemos proporcionar uma experiência de golfe a todos os intervenientes, a visita ao Centro Interpretativo do Românico, em Lousada e a visita à cidade do Porto, onde se realizou parte do percurso pedestre do caminho “Português” de Santiago, que se inicia na Sé Catedral.  Durante o percurso, os alunos foram divididos em pequenos grupos, numa espécie de caça ao tesouro, completando várias tarefas com a aplicação “Goosechase”. Mais tarde fizemos um almoço (piquenique) nos jardins do Palácio de Cristal e acabamos a visita na praia dos ingleses, em Matosinhos.

Nas atividades desenvolvidas na escola, numa dinâmica de sala de aula, na disciplina de Português, os alunos do 6º B fizeram as apresentações dos seus trabalhos de pesquisa sobre as lendas e contos populares dos caminhos de Santiago. Participaram também numa sessão de storytelling em Inglês. Na disciplina de Matemática, os alunos do 6ºC realizaram diversas atividades em grupos interativos, com a especial participação dos Encarregados de Educação. Produziram também uma atividade artística dinamizada em Educação Visual e RIC.

Esta riquíssima semana cultural culminou com a entrega dos certificados de participação e com um breve discurso do Diretor Mário Rocha no qual evidenciou a importância deste tipo de projetos, no crescimento cultural e pessoal dos alunos e pela partilha de experiências.


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2023-1-PT01-KA121-SCH-000120467

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.