A ano da morte de Ricardo Reis

Trabalhar obras literárias integrais é, cada vez mais, um trabalho hercúleo. São poucos os alunos que desenvolveram hábitos de leitura ao longo do seu percurso escolar, portanto, há que fomentar essa mesma leitura usando da criatividade. Se não é o aluno a folhear de livre e espontânea vontade o livro, seremos nós, professores, a fomentá-la recorrendo a diferentes recursos que permitirão ao aluno o calcorrear de cada página da obra em estudo.

Foi neste contexto, que os alunos das turmas de 12º ano, aquando da análise de “O ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago, procederam, em grupo, à criação de trabalhos físicos ilustrativos de cada uma das linhas temáticas da obra. Para a execução dos trabalhos, percorreram-se os caminhos sinuosos de uma obra saramaguiana, em busca da citação certa, do exemplo cabal e assim, paulatinamente, a leitura aconteceu.

Promovendo-se o espírito crítico e a criatividade, compreendeu-se que uma obra literária vai muito além do conjunto de letras que cabem nas páginas do livro, e que, por vezes, a informação das entrelinhas é muito mais do que alguma vez poderíamos imaginar.

Foi ao ritmo desta descoberta que os alunos degustaram Saramago nas diferentes combinações com os nomes maiores da Literatura Portuguesa, através de viagens geográficas e literárias; assistiram às convulsões sociais e políticas de Portugal e do mundo no período que antecedeu a segunda guerra mundial; saborearam o amor ao estilo de Ricardo Reis; e absorveram o estilo saramaguiano. Desta forma, cumpriu-se o objetivo do estudo da obra literária: compreendê-la no seu todo e enquanto um todo, visível nos trabalhos manuais executados e expostos na Biblioteca do agrupamento.


Saber+

O Ano da Morte de Ricardo Reis é um romance escrito em 1984 por José Saramago cujo protagonista é o heterónimo Ricardo Reis de Fernando Pessoa. Nesta obra Saramago dá continuidade à biografia de Ricardo Reis depois da morte do seu criador, Fernando Pessoa

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.