A Natureza como fantástica sala de aula para aprender

Com este curso pudemos entrar em contacto com diferentes formas de desenvolver a aprendizagem ao ar livre como tema transversal. Contato com ideias para aprender em todas as disciplinas e ter exemplos mais práticos de atividades que podem ser usadas para aprender em diferentes disciplinas, mas da mesma forma e com o mesmo fio condutor. Também trazemos ideias de projetos e atividades para aplicar na nossa escola com os nossos alunos, envolvendo o currículo escolar.

A experiência de conhecer colegas de diferentes nacionalidades fez com que fosse uma experiência de aprendizagem intercultural e permitiu um profundo vínculo de amizade que permitirá construir uma rede para a futura cooperação internacional. Neste curso, foi possível enriquecer as competências de comunicação, melhorar as habilidades em línguas estrangeiras, expandir o vocabulário profissional e promover uma grande diversidade linguística.

Este curso atendeu plenamente o esperado e superou todas as nossas expectativas, o conteúdo foi excelente, as técnicas muito bem explicadas e o trabalho em equipe sempre presente. Gostaríamos de agradecer aos formadores Dusan Bartunek e Petra Koppova pela fantástica experiência que nos proporcionaram.

As experiências que mais gostamos neste curso foram as atividades práticas ao ar livre sem exceção, alguns dos quais nos fizeram superar medos/fobias. Trabalhar cooperativa permitiu uma partilha diversificada e enriquecedora, nomeadamente discussões e reflexões comum e individual sobre o que todos estavam passando. Como abordar conteúdos e temas baseado no “aprender fazendo” combinado com a “reflexão sobre a ação” que permitiram termos uma perspetiva diferente do que costumávamos fazer durante as saídas de campo com os alunos. Os momentos de reflexão diário deram uma visão de quão importantes e fundamentais são esses momentos para nós adultos, mas principalmente para os nossos alunos, porque nos permite saber quais eram os objetivos de cada atividade e refletir sobre eles.

Este curso foi estrategicamente escolhido por consideramos que:

  • A aprendizagem ao ar livre reúne os benefícios da educação formal e informal – a aprendizagem mais significativa ocorre através de atividades da vida real, práticas ou práticas.
  • A aprendizagem ao ar livre aborda a mobilidade social, proporcionando às crianças experiências novas e emocionantes que as inspiram a alcançar seu verdadeiro potencial – as atividades ao ar livre são úteis para treinar crianças refugiadas, crianças de famílias desfavorecidas e salas de aula interculturais.
  • Sabe-se que aprender fora da sala de aula contribui significativamente para melhorar o desenvolvimento pessoal, social e emocional dos alunos. 
  • O aprendizado ao ar livre é um campo de educação interdisciplinar – onde podemos ensinar fora de qualquer assunto ou tópico, o ambiente ao ar livre é ótimo para aprender não apenas ciências, mas também matemática, arte, história entre outros assuntos/disciplinas.
  • O curso incluía métodos de aprendizagem baseados na experiência e consciência sensorial que podem apoiar os alunos com antecedentes desfavorecidos e atividades adequadas para todos de forma inclusiva.

Data: 16 a 20 de maio de 2022

Participantes: Natália Leão, Luís Dantas e Vítor Silva

Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020
CONTRATO FINANCEIRO N.º:  2020-1-PT01-KA101-078132

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.