Ação Disseminação Conflict Management

Ação de Disseminação: Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention

Tendo em conta algumas das metodologias apresentadas durante o curso, muitas delas ligadas à Educação Emocional/Gerir Emoções, a docente Sandra Pimenta, aplicou aos alunos da sua Direção de Turma, 6ºB, em duas aulas de Código de Conduta, uma atividade que permitiu aos discentes trabalharem as emoções através de uma “Terapia da Arte”, pois permitiu-lhes descarregar e verbalizar emoções através dos materiais utilizados.
A atividade foi realizada individualmente e consistiu no seguinte:

  • foi colocada uma lista de palavras no quadro (Amor; Liberdade; Simpatia; Gosto em aprender; Amizade; Honestidade; Justiça; Esperança; Trabalho em equipa);
  • foi distribuído a cada aluno uma folha A4 branca, que dividiram em duas partes, uma para cada palavra escolhida, pois cada aluno escolhia duas palavras da lista;
  • foi disponibilizado papel de várias cores para que os alunos pudessem escolher para fazerem as suas  colagens;
  • cada aluno, através de colagens, exprimiu o que cada uma das palavras significava para ele.

Na primeira aula, os alunos escolheram as duas palavras e procederam às colagens utilizando as cores que queriam para transmitir o que cada palavra representava para eles. Na segunda aula, os alunos, individualmente, apresentaram os seus trabalhos aos colegas da turma, verbalizando oralmente o que cada colagem representava e o porquê de cada uma delas significar a palavra escolhida. É de salientar que foi sempre questionado aos alunos o que significavam as suas colagens e nunca foi dito o que os espetadores viam nessas colagens, assim como,  nunca houve críticas por parte dos outros alunos.
Através desta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de, para além de trabalhar as suas emoções, desenvolver a criatividade, muito útil para os ajudar a resolver problemas com que se possam deparar e a sua capacidade de comunicação oral, exprimindo os seus sentimentos.
No âmbito da Educação Emocional, a docente Lurdes Sá, desafiou os alunos do 6ºA a fazer uma atividade sobre Empatia e Criatividade. Esta atividade permitiu aos alunos trabalhar as emoções e a empatia através da criatividade.
“A empatia é a experiência íntima/profunda dos pensamentos e sentimentos de outra pessoa do ponto de vista dela, e não do próprio.”
Para esta atividade, o material necessário foi  uma folha branca, lápis de cor e muita criatividade.
1. Dobrar a folha em quatro partes (1. cabeça + pescoço); (2. tronco); (3. anca até joelho) e (4. pernas e pés);
2. Cada um dos alunos desenha uma parte e passa para o colega que está do lado, sem que este veja o que o colega desenhou e assim, até o desenho estar completo.
https://www.youtube.com/watch?v=TxgzxVUx8gU&ab_channel=BrianReverman
Os alunos realizaram a atividade com muito empenho, divertiram-se e desenvolveram a Criatividade.
Os objetivos específicos da atividade foram:
➔ Fomentar a empatia e a criatividade;
➔ Potenciar o trabalho colaborativo;
➔ Contribuir para aprendizagens mais abrangentes;
➔ Promover a criação de dinâmicas de sala de aula inovadoras, centradas no aluno;
➔ Contribuir para a diferenciação pedagógica.

Participantes: Maria de Lurdes Sá e Sandra Pimenta


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020
CONTRATO FINANCEIRO N.º:  2020-1-PT01-KA101-078132

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.