À raiz da formação realizada em Florença pelo SPO em setembro de 2021, em articulação com o grupo de estágio curricular do Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde e do Mestrado de Psicologia Escolar e da Educação (protocolo do Agrupamento de Cristelo com a da Universidade da Maia) a decorrer no presente ano letivo, foi criado o projeto do “Relax, Be Yourself”, que consiste num Programa de Mindfulness a ser implementado nas 5 turmas do 9ºano e nas duas turmas do 10º Ano. Tem como premissa essencial estudar a eficácia de um programa estruturado de Mindfulness em contexto educativo com uma população de jovens adolescentes. Em face do que tem sido claramente um crescente nos níveis de ansiedade em contexto escolar (mais sentido ainda após o confinamento vivido na Pandemia do COVID 19) este programa vem em resposta à necessidade de psicoeducação e autorregulação de todos os nossos alunos, em particular, daqueles que apresentam uma tendência elevada para vivenciar fenómenos ansiosos.
O Programa consiste num conjunto de 9 sessões, onde serão aplicadas diversas atividades relacionadas com o Mindfulness, ou seja, com a capacidade de estarmos atentos e conscientes no momento presente. Este projeto tem como objetivos essências e específicos ajudar os alunos a diminuírem os seus níveis de ansiedade, intervindo no desenvolvimento do self, estimulando a regulação socio emocional através de práticas focadas no relaxamento e na respiração; proporcionar uma mudança significativa ao nível da concentração e atenção, melhorando as mesmas; promover um sentimento de aceitação plena, tanto dos outros como de si próprios; e, também, estimular o pensamento positivo.
O programa é composto na sua essência por 8 momentos a decorrer na aula de Código de Conduta, semanalmente em articulação com os respetivos Diretores de Turma. O Relax Be Yourself, é composto pela Introdução aos conceitos básicos de Mindfulness, Autorregulação e intervenção; MindfulEating; Música e Pintura (Mandalas); Caminhada Consciente; Grounding; Observação (Para e Repara); Respiração; Meditação Guiada e Gratidão.
Acredita a equipa do SPO, que o desenvolvimento deste tipo de programas de intervenção, regulares e estruturados podem contribuir decisivamente para uma maior diminuição dos fatores de risco mais comuns verificados na atualidade na psicopatologia da infância e da adolescência, complementado com cursos de formação de pais e professores que possam desenvolver ferramentas de intervenção formal e não formal no acompanhamento respetivamente dos seus alunos e/ou filhos.
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2020-1-PT01-KA101-078132