No âmbito do Projeto Erasmus KA1, as docentes Sandra Pinto; Maria José Carvalho e Natalina Nogueira, fizeram, em Berlim uma formação dedicada ao tema, Student-centered classroom: Teachers as promoters of active learning.
Tendo em mente algumas das metodologias apresentadas aquando da formação, os alunos do 12ºA e B, da Professora Natalina, foram desafiados, pela docente na disciplina de Inglês, a desenvolver um projeto no qual teriam de planificar toda uma viagem a um país de língua inglesa. Desde a fase de preparação (viagem, hotel, seguros, moeda, vacinas, etc) até à sua implementação (locais e monumentos a visitar, deslocações no local, alimentação, etc). Os grupos foram formados e iniciaram os trabalhos com a definição de estratégias. Ao longo de várias aulas, foram realizadas várias pesquisas e, após análise, reflexão e discussão, as decisões foram tomadas. Alguns problemas surgiram, mas os alunos foram capazes de utilizar não só a colaboração, a comunicação ou o pensamento crítico para justificar escolhas e encontrar soluções adequadas.
No final, as viagens foram apresentadas para a professora alemã, Lia Broszio de visita à nossa escola em Job Shadowing. Os alunos foram felicitados pelas apresentações e pelo trabalho desenvolvido que também se encontra na classroom.
At the end of the day, we would just want to have the chance to travel and visit one of these countries… Wouldn’t you come with us?
Durante a primeira Semana Temática, partindo da organização da sala de aula em Grupos Interativos, a docente de Inglês, Sandra Pinto,, nas turmas A,B e D de sexto ano, consolidou conteúdos gramaticais e de léxico trabalhados durante o primeiro período.
Aproveitando o facto de estarem de visita à nossa escola, em Job Shadowing, duas docentes espanholas Mónica Montero e Dolores Cardador estas foram convidadas a colaborar na atividade como voluntárias. Nos Grupos Interativos, as aulas são organizadas em pequenos grupos de alunos heterogéneos, cada um sob a responsabilidade de um adulto (voluntários), que facilita a inclusão, a interação e a colaboração entre os alunos. O tutor (professor) é responsável por coordenar as atividades na sala de aula e fornecer suporte, quando necessário. Neste caso, a turma foi dividida em quatro grupos e os alunos tinham que realizar quatro tarefas, com a duração de dez minutos cada. Essas atividades eram rotativas, de modo que cada grupo passou por 4 atividades, cada uma delas dinamizada, por um adulto diferente. Trabalhar desta forma torna possível acelerar a aprendizagem e multiplicar interações com colegas e com diferentes adultos. Os conteúdos trabalhados foram os seguintes: Task 1: Verb to be; Task 2: Verb have got; Task 3: Daily Routine and Countries and Nationalities; Task 4: Types of houses. No final de cada tarefa os alunos procediam à sua autoavaliação. (ver fotos) Todos os alunos trabalharam de forma muito mais ativa, quer os que tinham mais dificuldades, quer os que tinham mais facilidade, porque ajudar os outros colegas implica um exercício de metacognição, que consolida o conhecimento, para o poder explicar aos outros.
Verifica-se que neste tipo de organização da sala de aula a aprendizagem dos alunos depende de todas as suas interações e não apenas das produzidas na sala de aula tradicional. Além disso, a participação de voluntários na sala de aula facilita a aprendizagem e aumenta a motivação dos alunos para aprender, criando um bom clima de trabalho.
Uma das temáticas abordadas na formação foi o modelo de “sala de aula invertida” (flipped Classroom), por esse motivo, a Docente Maria José Carvalho, decidiu realizar uma atividade tendo em mente o que aprendeu.
https://ed.ted.com/on/ hGyQNaJb#watch
No final, as viagens foram apresentadas para a professora alemã, Lia Broszio de visita à nossa escola em Job Shadowing. Os alunos foram felicitados pelas apresentações e pelo trabalho desenvolvido que também se encontra na classroom.
At the end of the day, we would just want to have the chance to travel and visit one of these countries… Wouldn’t you come with us?
Durante a primeira Semana Temática, partindo da organização da sala de aula em Grupos Interativos, a docente de Inglês, Sandra Pinto,, nas turmas A,B e D de sexto ano, consolidou conteúdos gramaticais e de léxico trabalhados durante o primeiro período.
Aproveitando o facto de estarem de visita à nossa escola, em Job Shadowing, duas docentes espanholas Mónica Montero e Dolores Cardador estas foram convidadas a colaborar na atividade como voluntárias. Nos Grupos Interativos, as aulas são organizadas em pequenos grupos de alunos heterogéneos, cada um sob a responsabilidade de um adulto (voluntários), que facilita a inclusão, a interação e a colaboração entre os alunos. O tutor (professor) é responsável por coordenar as atividades na sala de aula e fornecer suporte, quando necessário. Neste caso, a turma foi dividida em quatro grupos e os alunos tinham que realizar quatro tarefas, com a duração de dez minutos cada. Essas atividades eram rotativas, de modo que cada grupo passou por 4 atividades, cada uma delas dinamizada, por um adulto diferente. Trabalhar desta forma torna possível acelerar a aprendizagem e multiplicar interações com colegas e com diferentes adultos. Os conteúdos trabalhados foram os seguintes: Task 1: Verb to be; Task 2: Verb have got; Task 3: Daily Routine and Countries and Nationalities; Task 4: Types of houses. No final de cada tarefa os alunos procediam à sua autoavaliação. (ver fotos) Todos os alunos trabalharam de forma muito mais ativa, quer os que tinham mais dificuldades, quer os que tinham mais facilidade, porque ajudar os outros colegas implica um exercício de metacognição, que consolida o conhecimento, para o poder explicar aos outros.
Verifica-se que neste tipo de organização da sala de aula a aprendizagem dos alunos depende de todas as suas interações e não apenas das produzidas na sala de aula tradicional. Além disso, a participação de voluntários na sala de aula facilita a aprendizagem e aumenta a motivação dos alunos para aprender, criando um bom clima de trabalho.
Uma das temáticas abordadas na formação foi o modelo de “sala de aula invertida” (flipped Classroom), por esse motivo, a Docente Maria José Carvalho, decidiu realizar uma atividade tendo em mente o que aprendeu.
https://ed.ted.com/on/
A tarefa proposta era conhecerem e falarem sobre um escritor britânico. A docente utilizou a plataforma TED-Ed que permitiu criar e partilhar na Classroom uma aula interativa a partir de um vídeo “A Midsummer Night’s Dream”, como motivação, tendo adicionado uma sequência de atividades complementares à sua visualização. No módulo “Think” adicionou perguntas de escolha múltipla. Os alunos tiveram, em casa, a oportunidade de ver o vídeo e responder às questões, cada um levando o tempo necessário à compreensão da história.
No módulo “Dig Deeper”, inseriu vários sites para consulta, que foram depois utilizados na aula para trabalho de grupo. Os alunos pesquisaram e realizaram diferentes trabalhos que apresentaram à turma, nomeadamente uma breve biografia de Shakespeare, uma recolha de títulos de obras do autor e mesmo uma breve descrição do local onde nasceu “Stratford-Upon-Avon”, trabalhos que apresentaram à turma. De referir que os trabalhos foram elaborados nos portefólios digitais.
Os objetivos específicos da atividade foram:
− Contribuir para aprendizagens mais abrangentes;
− Potenciar o trabalho colaborativo;
− Promover a avaliação formativa e contínua;
− Promover a criação de dinâmicas de sala de aula inovadoras, centradas no aluno;
− Contribuir para a diferenciação pedagógica.
No módulo “Dig Deeper”, inseriu vários sites para consulta, que foram depois utilizados na aula para trabalho de grupo. Os alunos pesquisaram e realizaram diferentes trabalhos que apresentaram à turma, nomeadamente uma breve biografia de Shakespeare, uma recolha de títulos de obras do autor e mesmo uma breve descrição do local onde nasceu “Stratford-Upon-Avon”, trabalhos que apresentaram à turma. De referir que os trabalhos foram elaborados nos portefólios digitais.
Os objetivos específicos da atividade foram:
− Contribuir para aprendizagens mais abrangentes;
− Potenciar o trabalho colaborativo;
− Promover a avaliação formativa e contínua;
− Promover a criação de dinâmicas de sala de aula inovadoras, centradas no aluno;
− Contribuir para a diferenciação pedagógica.
Participantes: Maria José Carvalho, Natalina Nogueira e Sandra Pinto
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2020-1-PT01-KA101-078132