AE Cristelo participa no PISA 2022 Programme for International Students Assessment

O Programme for International Students Assessment (PISA), desenvolvido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), é uma avaliação da literacia de leitura, matemática e científica dos alunos de 15 anos de cerca de 80 países/economias de todo o mundo. Portugal participa no PISA desde a sua primeira edição em 2000 e vai voltar a participar em 2022.

Cristelo foi uma das selecionadas para integrar o estudo PISA 2022. Este estudo internacional consiste na aplicação do teste PISA a uma amostra, no máximo, de 54 alunos selecionados aleatoriamente de entre todos os alunos de 15 anos que frequentam o nosso Agrupamento. A participação do AE Cristelo é um contributo para que a recolha de dados retrate a realidade nacional.


Visão geral

O quadro conceptual de matemática do PISA 2022 define os fundamentos teóricos da avaliação da matemática do PISA com base no conceito fundamental de literacia matemática, relacionando o raciocínio matemático e três processos do ciclo de resolução de problemas (modelagem matemática). O quadro conceptual descreve como o conhecimento de conteúdo matemático é organizado em quatro categorias de conteúdo. Também descreve quatro dimensões de contextos nos quais os alunos enfrentarão desafios matemáticos. A avaliação do PISA mede a eficácia com que os países preparam os alunos para utilizar a matemática em todos os aspetos das suas vidas pessoais, cívicas e profissionais, como parte de uma cidadania do século XXI participativa, empenhada e reflexiva.

O que é a Literacia Matemática?

Literacia matemática é a capacidade de um indivíduo raciocinar matematicamente e de formular, aplicar e interpretar a matemática para resolver problemas numa variedade de contextos do mundo real. Inclui conceitos, procedimentos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos. Ajuda os indivíduos a conhecerem o papel que a matemática desempenha no mundo e a formular juízos e decisões bem fundamentados, como se espera de cidadãos do século XXI participativos, empenhados e reflexivos.

Competências para o século XXI

Há um aumento do interesse mundial nas chamadas competências do século XXI e a sua possível inclusão nos sistemas educativos. A OCDE publicou uma publicação que se concentra em tais competências e financiou um projeto de investigação intitulado O Futuro da Educação e das Competências: Educação 2030. Cerca de 25 países estão envolvidos neste estudo transnacional de currículo, incluindo a incorporação de tais competências. O projeto tem como foco central o currículo no futuro, concentrando-se inicialmente na matemática. Algumas das principais competências do século XXI são:

  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • investigação e pesquisa;
  • autodireção, iniciativa e persistência;
  • utilização de informação;
  • pensamento sistémico;
  • comunicação;
  • reflexão.

Embora os responsáveis pela produção de itens de teste reconheçam essas competências do século XXI, os itens de matemática no PISA 2022 não são especificamente desenvolvidos de acordo com essas competências.

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