Entre os dias 7 e 12 de agosto, a professora Sara Martins, em representação da nossa Escola, participou, em Roma, no Curso de Erasmus – Agenda 2030: ICT Tools for Sustainable Development, tendo sido lecionado pelo formador Riccardo Manni. O grupo de trabalho era constituído por sete professores de diferentes países, a saber: Portugal, Espanha, Roménia, Alemanha e Lituánia.
De acordo com os princípios da Educação Europeia, os professores necessitam de sensibilizar os seus alunos para os valores fundamentais da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável: sustentabilidade, interculturalidade e cidadania global. E, por conseguinte, a primeira tarefa do curso consistiu na identificação e compreensão das principais características da Agenda 2030 e dos seus objetivos.
Com a finalidade de facilitar a introdução dos objetivos da Agenda 2030 nas disciplinas curriculares e, ao mesmo tempo, de impulsionar um maior envolvimento e maior interatividade dos alunos nas atividades desenvolvidas, o formador deu a conhecer várias ferramentas digitais, nomeadamente: Pear Deck, Miro, Slido, Skribbl.io, Plickers, TEDEd, OBS Studio, Davinciresolve, ChatGPT, Pictory.ai, Quizalize, Curipod, Canva, Spotify for Podcasters, Restream e Minecraft Education.
Numa primeira fase, os formandos, em trabalho individual, exploraram as opções de cada uma das ferramentas digitais introduzidas, de forma a ambientarem-se às funcionalidades para facilitar e aprimorar a criação de materiais, que seriam desenvolvidos. Em seguida, em dinâmica de trabalho de pares ou de grupos, com as ferramentas em estudo, os formandos criaram atividades relativas aos objetivos da Agenda 2030. No final de cada trabalho (de cada ferramenta), foram debatidas as vantagens e as desvantagens do uso da ferramenta em trabalho e dos modos da sua aplicação, em contexto educativo, havendo, assim, um momento de troca de ideias, de estratégias e de experiências, o que enriqueceu as aprendizagens dos formandos.
Considerando de extrema importância a partilha dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, tanto ao nível do tema da Agenda 2030, como também da parte técnica das ferramentas digitais, que poderão ser úteis para outras temáticas, a professora desenvolverá a disseminação dos conhecimentos em duas vertentes de trabalho. Na primeira vertente, a professora pretende dinamizar um workshop para os colegas, onde serão partilhadas as estratégias de ensino e, também, as virtualidades e as dificuldades das ferramentas. Na segunda vertente, focada nos alunos, a professora partilhará as atividades e os planos de aulas com as colegas, que irão exercer funções de direção de turma, para que sejam dinamizados junto dos alunos, nos tempos de Hora de Conduta.
Em tom de balanço da participação da professora Sara Martins, neste curso, esta destaca que a cooperação entre os formandos e o trabalho realizado, ao longo das sessões, em dinâmica “aprender fazendo”, permitiu-lhe melhorar a sua capacidade em selecionar a ferramenta mais adequada e eficaz de acordo com os objetivos do seu plano de aula, sempre com o enfoque na intensificação do envolvimento dos seus alunos nos seus processos de aprendizagem. Da mesma forma, através deste curso, foram adquiriras novas estratégias para sensibilizar os alunos para os Objetivos Globais, o que poderão “abrir caminho” para a dinamização de novos projetos relacionados com este tema.
Diário do trabalho desenvolvido:
https://padlet.com/saramartins11/eramus-roma-2023-1drmwzxd3eojpdl9
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2022-1-PT01-KA121-SCH-000061742