Alunos de Duas Igrejas visitam Guimarães

Nesta visita de comboio, pudemos apreciar a cidade de Guimarães e visitar os principais monumentos. O castelo de Guimarães, berço da nação, a colina sagrada com a imponente estátua de D. Afonso Henriques, a Capela de São Miguel, o Palácio dos Duques de Bragança, a Praça da Oliveira, Palácio de Vila Flor, almoçamos na cantina da Escola Secundária Morais Sarmento e visitamos o seu museu da História Natural, conversamos, fotografamos, convivemos, mas acima de tudo divertimo-nos muito!! 4DA.


Saber+

Guimarães, frequentemente referida como o “berço da nação”, ocupa um lugar de destaque na história de Portugal. A sua importância histórica é inquestionável, especialmente devido ao Castelo de Guimarães, onde D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, terá nascido e iniciado a sua campanha para a independência do Reino de Portugal. A Batalha de São Mamede, em 1128, nas proximidades de Guimarães, é considerada um marco decisivo na fundação de Portugal. Este confronto entre D. Afonso Henriques e as forças da sua mãe, D. Teresa, consolidou o poder do jovem príncipe e abriu caminho para a independência do Condado Portucalense. Mais tarde, em 1143, com o Tratado de Zamora, D. Afonso Henriques seria reconhecido como rei, estabelecendo a base para o que viria a ser o Reino de Portugal.

Guimarães conserva um centro histórico bem preservado, que foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2001. As suas ruas estreitas, praças antigas e edifícios históricos como o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel do Castelo, onde D. Afonso Henriques foi batizado, transportam os visitantes para a época medieval. A cidade não só guarda memórias de tempos passados, mas também celebra a sua herança através de festivais e eventos culturais que revivem a fundação do país.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.