Alunos de Duas Igrejas visitam Guimarães

Nesta visita de comboio, pudemos apreciar a cidade de Guimarães e visitar os principais monumentos. O castelo de Guimarães, berço da nação, a colina sagrada com a imponente estátua de D. Afonso Henriques, a Capela de São Miguel, o Palácio dos Duques de Bragança, a Praça da Oliveira, Palácio de Vila Flor, almoçamos na cantina da Escola Secundária Morais Sarmento e visitamos o seu museu da História Natural, conversamos, fotografamos, convivemos, mas acima de tudo divertimo-nos muito!! 4DA.

Saber+

Guimarães, frequentemente referida como o “berço da nação”, ocupa um lugar de destaque na história de Portugal. A sua importância histórica é inquestionável, especialmente devido ao Castelo de Guimarães, onde D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, terá nascido e iniciado a sua campanha para a independência do Reino de Portugal. A Batalha de São Mamede, em 1128, nas proximidades de Guimarães, é considerada um marco decisivo na fundação de Portugal. Este confronto entre D. Afonso Henriques e as forças da sua mãe, D. Teresa, consolidou o poder do jovem príncipe e abriu caminho para a independência do Condado Portucalense. Mais tarde, em 1143, com o Tratado de Zamora, D. Afonso Henriques seria reconhecido como rei, estabelecendo a base para o que viria a ser o Reino de Portugal.

Guimarães conserva um centro histórico bem preservado, que foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2001. As suas ruas estreitas, praças antigas e edifícios históricos como o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel do Castelo, onde D. Afonso Henriques foi batizado, transportam os visitantes para a época medieval. A cidade não só guarda memórias de tempos passados, mas também celebra a sua herança através de festivais e eventos culturais que revivem a fundação do país.