Auto da Barca do Inferno e Museu da Alfândega

No dia 15 do novembro, os alunos do 9.° ano do Agrupamento das Escolas de Cristelo, realizaram uma visita de estudo ao Porto, para assistirem à peça de teatro “Auto Barca do Inferno” de Gil Vicente e visitaram o Museu dos Transportes e Comunicação, onde por estes dias está em exibição a exposição “O Motor da República: os carros dos Presidentes“.
Às 8h já todos os alunos se encontravam na estação de comboios de Paredes, uma vez que a viagem com destino à estação de São Bento, Porto, seria às 8h10m. Chegados ao Porto, os alunos fizeram uma agradável caminhada pelas ruas da magnífica cidade invicta em direção ao teatro, assistiram à peça de teatro do Gil Vicente, que está a ser analisada em sala de aula, na disciplina de Português, “Auto da Barca do Inferno”.
Todos os alunos manifestaram grande apreço pelo espetáculo e tiveram a oportunidade de conversar com os atores no final da apresentação da peça e após este agradável momento, os alunos dirigiram-se ao centro comercial Via Catarina para almoçarem.
Depois do almoço, dirigiram-se pela baixa portuense em direção à Alfândega, tendo assim oportunidade de conhecer outras ruas emblemáticas do centro histórico do Porto. Chegados ao edifício da Alfândega, foram recebidos pelas responsáveis pela exposição “O Motor da República: os carros dos presidentes”, as quais dividiram os alunos em dois grupos, para realizarem duas atividades diferentes alternadamente. Uma das atividades consistia na visita à exposição dos carros dos Presidentes, na qual se aborda a história da República desde 1910 até aos dias de hoje e a evolução tecnológica dos veículos ao serviço dos presidentes. A outra atividade consistia em interpretar e compreender elementos da ditadura e do percurso até à liberdade tendo por base suportes visuais, como cartazes e páginas de jornais onde a censura tende a deixar a sua marca.
No final do dia fez-se a viagem de regresso a Paredes.
De um modo geral, os alunos consideraram esta visita de estudo uma atividade muito interessante tendo adquirido e compreendido conceitos e conhecimentos de uma forma lúdica e agradável, ao mesmo tempo que desenvolveram as relações interpessoais e o gosto quer pelas artes do espetáculo quer por outras manifestações culturais.
Esta exposição resulta de uma parceria entre o Museu dos Transportes e Comunicações e o Museu da Presidência da República e oferece ao público a possibilidade de visitar uma das mais importantes coleções de carros do país: os que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus Presidentes. A exposição está estruturada em 3 núcleos: “Do hipomóvel aos pioneiros”; “O Estado Novo e as viaturas de aparato” e “A Democratização das Viaturas Presidenciais”

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.