No dia 15 do novembro, os alunos do 9.° ano do Agrupamento das Escolas de Cristelo, realizaram uma visita de estudo ao Porto, para assistirem à peça de teatro “Auto Barca do Inferno” de Gil Vicente e visitaram o Museu dos Transportes e Comunicação, onde por estes dias está em exibição a exposição “O Motor da República: os carros dos Presidentes“.
Às 8h já todos os alunos se encontravam na estação de comboios de Paredes, uma vez que a viagem com destino à estação de São Bento, Porto, seria às 8h10m. Chegados ao Porto, os alunos fizeram uma agradável caminhada pelas ruas da magnífica cidade invicta em direção ao teatro, assistiram à peça de teatro do Gil Vicente, que está a ser analisada em sala de aula, na disciplina de Português, “Auto da Barca do Inferno”.
Todos os alunos manifestaram grande apreço pelo espetáculo e tiveram a oportunidade de conversar com os atores no final da apresentação da peça e após este agradável momento, os alunos dirigiram-se ao centro comercial Via Catarina para almoçarem.
Depois do almoço, dirigiram-se pela baixa portuense em direção à Alfândega, tendo assim oportunidade de conhecer outras ruas emblemáticas do centro histórico do Porto. Chegados ao edifício da Alfândega, foram recebidos pelas responsáveis pela exposição “O Motor da República: os carros dos presidentes”, as quais dividiram os alunos em dois grupos, para realizarem duas atividades diferentes alternadamente. Uma das atividades consistia na visita à exposição dos carros dos Presidentes, na qual se aborda a história da República desde 1910 até aos dias de hoje e a evolução tecnológica dos veículos ao serviço dos presidentes. A outra atividade consistia em interpretar e compreender elementos da ditadura e do percurso até à liberdade tendo por base suportes visuais, como cartazes e páginas de jornais onde a censura tende a deixar a sua marca.
No final do dia fez-se a viagem de regresso a Paredes.
De um modo geral, os alunos consideraram esta visita de estudo uma atividade muito interessante tendo adquirido e compreendido conceitos e conhecimentos de uma forma lúdica e agradável, ao mesmo tempo que desenvolveram as relações interpessoais e o gosto quer pelas artes do espetáculo quer por outras manifestações culturais.
Esta exposição resulta de uma parceria entre o Museu dos Transportes e Comunicações e o Museu da Presidência da República e oferece ao público a possibilidade de visitar uma das mais importantes coleções de carros do país: os que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus Presidentes. A exposição está estruturada em 3 núcleos: “Do hipomóvel aos pioneiros”; “O Estado Novo e as viaturas de aparato” e “A Democratização das Viaturas Presidenciais”