Centro de Interpretação do Românico

No âmbito do “Exploratório”, uma disciplina que surge no Plano de Inovação do Agrupamento com o objetivo de desenvolver a criatividade, o interesse pelas ciências, robótica e conhecer o meio que nos rodeia, nomeadamente a Rota do Românico, as turmas de 5º ano da Escola Básica e Secundária de Cristelo realizaram uma enriquecedora visita ao Centro de Interpretação do Românico em Lousada. Os alunos embarcaram numa jornada histórica ao explorar o fascinante legado do estilo românico na região, mergulharam nas origens e características distintivas da arquitetura românica portuguesa, enquanto exploravam maquetes e exposições interativas que traziam à vida os monumentos da época. Durante a visita, os estudantes puderam compreender como a arte e a engenharia se fundiram nesse período medieval, aprendendo sobre os materiais utilizados, os detalhes ornamentais e o significado simbólico por trás das construções. A interação direta com réplicas e elementos históricos proporcionou uma experiência imersiva e educativa. Além disso, os alunos participaram em atividades práticas, em especial na ala da cor, consolidando assim o seu conhecimento e compreendendo as razões que levaram à criação da Rota do Românico.

Esta visita ao Centro de Interpretação do Românico não só complementou os conteúdos curriculares como também estimulou a curiosidade e o apreço pela história e pela arte entre os estudantes, reforçando o compromisso do Agrupamento com uma educação inovadora e envolvente.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.