Centro Interpretativo do Românico de Lousada

No âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de RIC e Português, as turmas do segundo ano do Agrupamento de Escolas de Cristelo, realizaram uma visita de estudo ao Centro Interpretativo do Românico de Lousada, no passado dia 8 de novembro (Semana Temática). No Centro Interpretativo, os alunos foram recebidos e orientados pelos técnicos e realizaram uma visita guiada aos diferentes espaços.

A visita foi distribuída por um amplo átrio central e por seis salas temáticas: Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos. Nestes espaços tiveram conhecimento de vários monumentos do românico, da forma e características dos mesmos, de acordo com a época. Foram proporcionadas ainda experiências sensoriais. Foi uma visita muito enriquecedora em que os alunos se deixaram impressionar com a monumentalidade dos espaços e com o encanto e beleza de algumas das peças.


Saber+

O Centro de Interpretação do Românico (CIR), promovido pela Rota do Românico, abriu ao público no dia 27 de setembro de 2018, na vila de Lousada, Porto. O projeto expositivo deste grande equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pelo arrojo da sua arquitetura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos. Para além dos espaços de receção, cafetaria e biblioteca, o CIR é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuída por um amplo átrio central e por seis salas temáticas.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.