No âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de RIC e Português, as turmas do segundo ano do Agrupamento de Escolas de Cristelo, realizaram uma visita de estudo ao Centro Interpretativo do Românico de Lousada, no passado dia 8 de novembro (Semana Temática). No Centro Interpretativo, os alunos foram recebidos e orientados pelos técnicos e realizaram uma visita guiada aos diferentes espaços.
A visita foi distribuída por um amplo átrio central e por seis salas temáticas: Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos. Nestes espaços tiveram conhecimento de vários monumentos do românico, da forma e características dos mesmos, de acordo com a época. Foram proporcionadas ainda experiências sensoriais. Foi uma visita muito enriquecedora em que os alunos se deixaram impressionar com a monumentalidade dos espaços e com o encanto e beleza de algumas das peças.
Saber+
O Centro de Interpretação do Românico (CIR), promovido pela Rota do Românico, abriu ao público no dia 27 de setembro de 2018, na vila de Lousada, Porto. O projeto expositivo deste grande equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pelo arrojo da sua arquitetura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos. Para além dos espaços de receção, cafetaria e biblioteca, o CIR é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuída por um amplo átrio central e por seis salas temáticas.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.