Cientistas de Palmo e Meio

De acordo com o nosso Referencial de Integração Curricular, onde a preocupação com o lixo, poluição dos oceanos, animais em vias de extinção e outras temáticas, realizamos algumas experiências. Esta teve início no mês de outubro de 2023, enterrando vários materiais escolhidos pelos alunos e variaram entre plásticos, metais, papel e materiais orgânicos.

Depois de enterrarmos estes materiais, dentro de um saco (com aberturas para que sofresse a erosão/decomposição normal de tudo o que se encontra na terra) escrevemos as várias hipóteses do que poderia acontecer a cada um dos materiais. No dia 12 de junho de 2024, quase 8 meses depois fomos desenterrar o material enterrado e constatamos que algumas das hipóteses estavam certas e outras erradas! Foi uma experiência em duas fases, demorou tempo, mas foi espetacular!!
Desta forma, todos ficamos mais sensibilizados com o lixo que acaba no chão, pois verificamos que passado tanto tempo, esse lixo não desapareceu ou decompôs.


Saber+

O termo “tempo de decomposição” refere-se ao tempo que os produtos levam para se decompor e desaparecer do meio, variando de acordo com a natureza do material. Além do longo período de decomposição, muitos materiais causam danos ao meio ambiente e à saúde de seres humanos e animais se descartados de maneira incorreta, como é o caso do plástico.

Por isso, existem estudos que estimam o tempo de decomposição de diferentes materiais plásticos, tais como: Saco plástico: 20 anos; Copo de espuma plástica: 50 anos; Garrafa plástica PET: 450 anos; Fralda descartável: 450 anos; Linha de pescar: 600 anos.

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.