Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies

Na semana de de 19 a 23 de setembro, os professores Manuel Ribeiro e Jorge Pinto estiveram em Florença, Itália, na EuroPass Teacher Academy, a seguir um curso de formação integrado no projeto Erasmus KA1 #potedosbrilhos. A formadora, Sheila Corwin, optou sempre por realizar atividades de envolvimento e comunicação em pequenos grupos, com muita interação e diálogo sobre as nossas experiências pedagógicas. Em cada dia da semana, foi feita uma breve apresentação dos participantes, das respetivas escolas e países: Portugal, Croácia, Bulgária, Polónia, Hungria e Finlândia. Para nós, foram notórias as similitudes e as diferenças dos sistemas educativos de cada país, assim como uma frequente conciliação de abordagens didático-pedagógicas, por parte dos diversos participantes, para as mesmas situações de ensino-aprendizagem com que fomos sendo confrontados pela formadora.

As temáticas abordadas ao longo da semana focaram-se nas metodologias do ensino centrado no aluno:  os 4 C’s e as competências para o século XXI, a sala de aula invertida (Flipped Classroom), a aprendizagem baseada em tarefas (Task Based Learning – TBL), a aprendizagem baseada em projeto (Project Based Learning – PBL) e a avaliação formativa e sumativa (Formative and Summative Assessment), com particular realce ao feedback. Ficamos a conhecer de uma forma mais aprofundada, e diversificada também, como se poderão aplicar e conjugar estas metodologias para múltiplas situações de aprendizagem, para as quais deverão ser promovidos ambientes de aprendizagem motivadores e inspiradores, de preferência indo ao encontro de espaços fora da tradicional sala de aula.

Ainda durante essa semana, tivemos a oportunidade de realizar uma visita guiada a Florença, conhecendo mais em detalhe algumas particularidades da célebre família Médicis que governou essa cidade durante vários séculos. De igual modo, pudemos conhecer a região vinícola dos vinhos Chianti, situada entre Florença e Siena, ao fazermos uma visita guiada a duas quintas de famosas casas produtoras.

Tivemos a oportunidade de refletir sobre esta formação e apercebemo-nos que as práticas de ensino-aprendizagem que o nosso agrupamento tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos, tal como os vários projetos internacionais em que tem participado, estão na linha da frente do que melhor é feito, com vista a melhorar as aprendizagens dos nossos alunos e a ir ao encontro do que se pretende para um perfil dos alunos adaptado às exigências da sociedade do século XXI.

Data: 19 a 23 de setembro de 2022

Participantes: Manuel Ribeiro e Jorge Pinto

 

Projeto Cofinanciado pelo Projeto Erasmus+ 2020

Contrato Financeiro 2020-1-PT01-KA101-078132

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.