Na semana de de 19 a 23 de setembro, os professores Manuel Ribeiro e Jorge Pinto estiveram em Florença, Itália, na EuroPass Teacher Academy, a seguir um curso de formação integrado no projeto Erasmus KA1 #potedosbrilhos. A formadora, Sheila Corwin, optou sempre por realizar atividades de envolvimento e comunicação em pequenos grupos, com muita interação e diálogo sobre as nossas experiências pedagógicas. Em cada dia da semana, foi feita uma breve apresentação dos participantes, das respetivas escolas e países: Portugal, Croácia, Bulgária, Polónia, Hungria e Finlândia. Para nós, foram notórias as similitudes e as diferenças dos sistemas educativos de cada país, assim como uma frequente conciliação de abordagens didático-pedagógicas, por parte dos diversos participantes, para as mesmas situações de ensino-aprendizagem com que fomos sendo confrontados pela formadora.
As temáticas abordadas ao longo da semana focaram-se nas metodologias do ensino centrado no aluno: os 4 C’s e as competências para o século XXI, a sala de aula invertida (Flipped Classroom), a aprendizagem baseada em tarefas (Task Based Learning – TBL), a aprendizagem baseada em projeto (Project Based Learning – PBL) e a avaliação formativa e sumativa (Formative and Summative Assessment), com particular realce ao feedback. Ficamos a conhecer de uma forma mais aprofundada, e diversificada também, como se poderão aplicar e conjugar estas metodologias para múltiplas situações de aprendizagem, para as quais deverão ser promovidos ambientes de aprendizagem motivadores e inspiradores, de preferência indo ao encontro de espaços fora da tradicional sala de aula.
Ainda durante essa semana, tivemos a oportunidade de realizar uma visita guiada a Florença, conhecendo mais em detalhe algumas particularidades da célebre família Médicis que governou essa cidade durante vários séculos. De igual modo, pudemos conhecer a região vinícola dos vinhos Chianti, situada entre Florença e Siena, ao fazermos uma visita guiada a duas quintas de famosas casas produtoras.
Tivemos a oportunidade de refletir sobre esta formação e apercebemo-nos que as práticas de ensino-aprendizagem que o nosso agrupamento tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos, tal como os vários projetos internacionais em que tem participado, estão na linha da frente do que melhor é feito, com vista a melhorar as aprendizagens dos nossos alunos e a ir ao encontro do que se pretende para um perfil dos alunos adaptado às exigências da sociedade do século XXI.
Data: 19 a 23 de setembro de 2022
Participantes: Manuel Ribeiro e Jorge Pinto
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2020-1-PT01-KA101-078132