Conferência (IN)school

(IN)school – Developing skills for life é um projeto cofinanciado pela Agência Portuguesa Erasmus+ Educação e Formação.

O projeto (IN) school pretende melhorar o sucesso escolar e a plena inclusão social, centrando-se no desenvolvimento de competências de crianças entre os 5-7 anos de idade. Estas competências, que englobam algumas das funções executivas: memória de trabalho, inibição de resposta e flexibilidade cognitiva, são conhecidas por serem essenciais para aprender a ler, escrever e calcular e muito importantes na vida quotidiana de uma criança.

PROGRAMA 16 julho de 2021                              LINK DO PROJETO

9h30-9h45 Boas-vindas (Adriana Sampaio – Presidente da APsi)
Painel 1 Brain Development, Executive Functions and Academic Achievement
9h55-10h30 (IN)school – Developing skills for Life: A Study Protocol (Sónia Sousa – APsi)
10h45-11h15 O “para e pensa” também se aprende no pré-escolar (Joana Rato – Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde – CIIS) do ICS-UCP, Lisboa)
11h15 Intervalo – coffee break
11h45-12h15 Funções executivas e o impacto em sala de aula (Carla Minervino – Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
Almoço
Painel 2 Executive Functions and Self-Regulation in the Classroom
14h00-14h30 Educação e acolhimento residencial de crianças e jovens: Desenvolvimento de competências em contextos de vulnerabilidadeLuísa Ribeiro (Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica do Porto)
14h45-15h15 Promoção da Autorregulação para o autocuidado em saúde: pesquisa-intervenção na escola.
A comunicação objetiva apresentar resultados de pesquisa-intervenção desenvolvida no contexto brasileiro, na temática da promoção de competências autorregulatórias para o autocuidado em saúde, no contexto da educação básica. Os resultados informam sobre a abordagem da formação com os educadores e da intervenção com os estudantes, apresentado mudanças e melhorias alcançadas, bem como os desafios no campo empírico, com pistas para estudos futurosCleidilene Ramos Magalhães (Professora Titular, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Educação e Humanidades, Brasil)
15h15 Intervalo – coffee break
15h45-16h45 Desenvolver competências em contexto educativo: A ponte entre a investigação e a prática.
Os princípios orientadores da prática baseada na evidência sublinham a relevância do incremento do diálogo entre a investigação e os contextos educativos.
Qual o papel deste movimento sinérgico entre investigação e prática na escola inclusiva? De que forma estas pontes podem ser construídas e consolidadas? O que adicionam à intervenção em contexto educativo?Moderador: Pedro Rosário (Investigador em Psicologia Aplicada, Coordenador do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação e Vice-Presidente da Escola de Psicologia)

  • Tânia Nunes (Psicóloga Escolar e da Educação do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes
  • Mafalda Ferrão (Psicóloga, Coordenadora Social, Associação Bagos D’Ouro)
  • Maria João Faria (Professora, Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Maximinos)
  • Alexandra Lopes (Docente do 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas de Maximinos)
16h45 Encerramento

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.