Conhecimento e Ciência em debate com Pedro Ferreira

O ensino, ciência e o conhecimento científico estiveram em debate na EBS de Cristelo, no arranque de um ciclo de debates que pretende falar de ciência, organizado por Sebastião Penas, gestor de conteúdos e responsável pelo caderno editorial “País Positivo” e cuja iniciativa contou com a presença do cientista Pedro Ferreira, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho na área da malária.

Pedro Ferreira aproveitou, também, para falar da sua paixão pela ciência e pelo conhecimento científico, da sua importância, da investigação as dificuldades e os contratempos que estão associadas à investigação, assim como as questões financeiras com que se debatem as maioria dos investigadores e cientistas.

“Foi com agrado que me desloquei à EBS de Cristelo porque sou uma pessoa que gosta de falar de ciência, de estar com os alunos e com as minhas observações tentar estimulá-los para esta área, para o valor e a importância da ciência e do conhecimento científico. Procuro sempre motivá-los e espero que os meus conhecimentos, o meu percurso enquanto cientista possa, de alguma forma, despertá-los para esta área e quem sabe, no futuro, serem investigadores e cientistas”, disse, enaltecendo o interesse dos alunos do Ensino Secundário de Cristelo não apenas pela malária, mas, também, por temas e outras questões relacionadas com a ciência.

Mário Rocha reconheceu que esta ações são, igualmente, vitais para fomentar uma maior consciencialização dos discentes relativamente à ciência, ao conhecimento e ao seu valor, porque “o conhecimento científico é o nosso grande objetivo. Somos uma escola, mas a cultura científica tem de estar presente em tudo o que fazemos. Esta quinta-feira tivemos na escola um cientista ligado às ciências naturais, mas teremos, num futuro próximo, gosto em ter cá outros cientistas de outras áreas, pessoas ligadas à literatura. Queremos alargar os horizontes dos nossos alunos”, explicou.

Ver reportagem completa em Novum

Artigo publicado por