Pedro Eduardo Mendes Ferreira nasceu em Penafiel, em março de 1981. Vive em Entre-os-Rios, Penafiel e é investigador principal do laboratório associado ICVS/3B’s da UMinho, em Braga. Ficou em primeiro lugar no Programa Investigador FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) 2015, distinguindo-se entre 1406 cientistas candidatos. O seu percurso académico começou com o bacharelato em Engenharia Biotecnológica em 2002 e a licenciatura em Engenharia Biotecnológica pelo Instituto Politécnico de Bragança, em 2004. O doutoramento em Ciências Médicas foi concluído em 2010 no prestigiado Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia.
O seu interesse principal de investigação é a compreensão dos mecanismos moleculares da adaptação dos parasitas. No ICVS, está particularmente focado no parasita da malária Plasmodium falciparum e nos seus mecanismos de sobrevivência contra os fármacos e o sistema imunológico. Para aprofundar o conhecimento acerca desta doença, esteve integrado um ano no Instituto de Medicina Tropical de Nagasaki, no Japão. Antes, para estudar o paludismo, passou algumas temporadas no Quénia, na Tanzânia, na Austrália, no Bangladesh e na República Dominicana.
O cientista da UMinho tem mais de uma dezena de artigos publicados em revistas científicas e é autor de diversas apresentações internacionais, inclusive como orador convidado do Instituto Pasteur e da Organização Europeia de Biologia Molecular. Foi igualmente distinguido com o prémio de Melhor Poster Científico na Conferência Internacional ABC2010, em Innsbruck, Áustria, promovida pela Federação Europeia das Sociedades Biomédicas.