Conversa sobre Ciência com Pedro Eduardo Mendes Ferreira

Pedro Eduardo Mendes Ferreira nasceu em Penafiel, em março de 1981. Vive em Entre-os-Rios, Penafiel e é investigador principal do laboratório associado ICVS/3B’s da UMinho, em Braga. Ficou em primeiro lugar no Programa Investigador FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) 2015, distinguindo-se entre 1406 cientistas candidatos. O seu percurso académico começou com o bacharelato em Engenharia Biotecnológica em 2002 e a licenciatura em Engenharia Biotecnológica pelo Instituto Politécnico de Bragança, em 2004. O doutoramento em Ciências Médicas foi concluído em 2010 no prestigiado Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia.

O seu interesse principal de investigação é a compreensão dos mecanismos moleculares da adaptação dos parasitas. No ICVS, está particularmente focado no parasita da malária Plasmodium falciparum e nos seus mecanismos de sobrevivência contra os fármacos e o sistema imunológico. Para aprofundar o conhecimento acerca desta doença, esteve integrado um ano no Instituto de Medicina Tropical de Nagasaki, no Japão. Antes, para estudar o paludismo, passou algumas temporadas no Quénia, na Tanzânia, na Austrália, no Bangladesh e na República Dominicana.

O cientista da UMinho tem mais de uma dezena de artigos publicados em revistas científicas e é autor de diversas apresentações internacionais, inclusive como orador convidado do Instituto Pasteur e da Organização Europeia de Biologia Molecular. Foi igualmente distinguido com o prémio de Melhor Poster Científico na Conferência Internacional ABC2010, em Innsbruck, Áustria, promovida pela Federação Europeia das Sociedades Biomédicas.

Retirado de http://www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=2230

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.