No dia 21 de Março realizou-se mais uma “Conversa com Cientistas”. Desta vez contamos com objetivo a transferência de conhecimentos sobre a importância da água para os alunos (Ciência Cidadã), para que possam identificar onde existe poluição da água na sua rotina diária e hábitos de consumo, tornando-se não só conscientes deste tema, mas logo podendo identificar e discutir problemas ambientais específicos da sua comunidade. Foram realizadas também atividades experimentais onde os alunos participaram de forma ativa.
Qual o pH das Substâncias Caseiras?
Reconhecer o pH das substâncias de uso caseiro utilizando o sumo de repolho roxo como bio-indicador. Refletir e dialogar sobre a poluição das águas e como as substâncias químicas descartadas de forma inadequa podem comprometer a qualidade pela alteração o pH.
Cianobactérias
Observar diferentes estirpes de cianobactérias, isoladas de vários locais e com características diferentes que se traduzem na produção de metabolitos para diversas aplicações. Reconhecer o seu valor como produtoras de oxigénio. Mostrar a estirpe Microcystis – responsável pelos blooms e associadas a eutrofização.
Como tratar um efluente contaminado?
A indústria têxtil produz efluentes corados que necessitam de um tratamento adequado antes de serem descarregados nos rios. O Jar test permite otimizar os parâmetros do processo de coagulação/floculação utilizado para a remoção da cor destes efluentes. Nesta atividade os alunos podem realizar o tratamento e observar a remoção da cor no final do processo. Objetivo: Mostrar que os investigadores que trabalham na área do tratamento de água, são capazes de identificar o tipo de contaminação e selecionar qual tratamento mais adequado a aplicar!
À descoberta das bactérias!
Todos os compartimentos ambientais do nosso planeta são colonizados por diferentes tipos de microrganismos. Um dos compartimentos ambientais mais importantes relativamente à qualidade microbiológica é a água, que sendo considerada uma das principais fontes de transmissão de bactérias patogénicas, está geralmente na origem de vários problemas de saúde pública. Nesta atividade os alunos podem avaliar a qualidade de 3 tipos de água através do uso de indicadores de contaminação fecal. Objetivo: Dar a conhecer um dos métodos utilizados pelos investigadores para avaliar a qualidade da água.