A participação do Diretor do AE Cristelo, Dr. Mário Rocha no evento promovido pela DGE “Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem” focou-se nos desafios de uma escola TEIP em encontrar novos espaços de aprendizagem, pois o compromisso com a inovação educacional transcende os limites convencionais, abrindo portas para novos espaços de aprendizagem que desafiam a tradicionalidade do ensino. Numa escola TEIP como a nossa, a busca pelo conhecimento vai além das quatro paredes da sala de aula, encontrando expressão em atividades que promovem a integração curricular de forma dinâmica e envolvente.
Uma dessas iniciativas é a implementação das atividades de Integração Curricular (RIC), um verdadeiro mosaico de aprendizagem que conecta diferentes disciplinas em experiências interativas. Nesse cenário, a matemática dança com a literatura, a ciência dialoga com a história, e a arte liga-se com todas. Os alunos são desafiados a explorar conexões entre os conhecimentos adquiridos, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada.
Outro elemento cativante que ganha vida nos corredores da nossa “orgulhosamente” Escola TEIP é o “busking“. Longe de ser uma mera apresentação ao ar livre, o busking transforma-se numa plataforma de performances que transcende as barreiras disciplinares, os alunos não mostram apenas as suas competências, mas criam verdadeiras sinfonias de aprendizagem, onde cada ato é uma expressão única de múltiplos conhecimentos.
A avaliação, nesse contexto, assume um papel fundamental. A abordagem formativa é privilegiada, focando não apenas nos resultados finais, mas no processo contínuo de aprendizagem. Os professores tornam-se também guias, fornecendo feedback construtivo que orienta os alunos e encarregados de educação no seu percurso educativo, encorajando a reflexão e a melhoria contínua.
Estes novos espaços de aprendizagem na nossa Escola, não apenas desafiam as tradições educativas, mas também nutrem a paixão pelo saber. Ao integrar disciplinas, explorar performances ao ar livre e adotar uma avaliação formativa, a escola não apenas prepara os alunos para os desafios académicos, mas também os capacita a enfrentar os complexos desafios do mundo moderno com uma perspetiva interdisciplinar e criativa.
Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem
Este evento foi dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas e outros docentes e técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação. Pretende-se, por um lado, fazer um balanço de três anos de Transição Digital, mas, também, perspetivar o desenvolvimento das competências digitais de alunos e de professores e as questões pedagógicas e organizacionais envolvidas.