Dia da Alimentação no RIC é diferente e especial

No dia 16 de outubro de 2023, comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, este ano de um modo diferente e especial. Neste âmbito, os grupos T1 e T4  de RIC de 9.ºano dinamizaram várias atividades para os restantes alunos.

Os grupos foram divididos por postos, onde, seguindo o roteiro, os grupos convidados tiveram de  passar, para realizarem as diferentes atividades, como a seguir se demonstra:

  • posto 1 – respondiam a um Quizz sobre regras e cuidados alimentares.
  • posto 2- participavam no jogo do “saco de adivinhas”.
  • posto 3- jogavam um jogo de tabuleiro sobre a alimentação, roda dos alimentos, entre outros.
  • posto 4- tinham a oportunidade de participar no jogo da roleta com perguntas sobre alimentação saudável.

Depois de passarem por estes 4 postos, concluiam este circuito localizado no pavilhão  gimnodesportivo e teriam de seguir o roteiro, passando por mais dois postos. Na sala 108, visualizavam uma apresentação multimédia disponibilizada pelo PESES, seguindo-se a realização da atividade experimental “açúcar escondido“, através da qual analisavam e interpretavam rótulos de determinados alimentos processados. 

Para além disso, podiam conhecer os resultados dos questionários referentes aos hábitos alimentares dos alunos do 3º ciclo que participaram na amostra e refletir/discutir sobre os mesmos. Seguidamente, na cozinha pedagógica, orientados por um grupo, cozinhavam gomas saudáveis com gelatina de sabores, gelatina neutra e água. Por último, no auditório, todos os alunos visualizaram um vídeo criado por um grupo sobre a importância da alimentação saudável e dos cuidados a ter com a mesma e a reportagem “Somos o que comemos” servindo o mesmo para gerar um debate entre os presentes sobre a temática.      

Com a dinamização destas atividades, estes dois grupos (T1 e T4) pretenderam sensibilizar a comunidade escolar para hábitos alimentares saudáveis, promover uma alimentação saudável e sustentável, alertando a comunidade escolar para a problemática da alimentação nos jovens, que se quer variada, completa e equilibrada e por último, criar oportunidades para a participação da comunidade escolar em geral e dos alunos em particular na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.


Saber+

Dia Mundial da Alimentação é comemorado todo dia 16 de outubro, e teve início em 1981. É atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Esta data corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.