O Dia Mundial Sem Tabaco foi assinalado esta terça-feira, dia 30 de maio, na Escola Básica e Secundária de Cristelo através de uma atividade denominada “Desafio Antitabágico”, que consistiu numa série de jogos interativos onde foram demonstrados os malefícios do tabaco.
A atividade foi dinamizada pela Escola Básica e Secundária de Cristelo em parceria com o Município de Paredes, a UCC Paredes Rebordosa e os alunos do grupo “Promotores da Saúde” que integram o 7º ano do estabelecimento escolar.
Artigo retirado: facebook CM Paredes
Saber +
O tabagismo é uma das principais causas de cancro em todo o mundo. O fumo do cigarro contém mais de 7.000 substâncias químicas, incluindo pelo menos 70 que são conhecidas por causar cancro. Os fumadores têm um risco acrescido de desenvolver cancro de pulmão, bem como cancro de boca, garganta, esôfago, pâncreas, bexiga e rim, entre outros. Está também associado a doenças cardiovasculares, como doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica, bem como a complicações na gravidez, incluindo um risco superior de aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso ao nascer e morte súbita do lactente.