Dia Olímpico com Maria Helena Cunha

No Agrupamento de Escolas de Cristelo (Paredes), realizou-se uma videoconferência de RIC 4 / 6.º ano (Referencial de Integração Curricular) em que alunos e professores entrevistaram Maria Helena Cunha, Atleta Olímpica em 1960 (ginástica), via Google Meet, comemorando o Dia Olímpico (23 de junho de 2020). Esta inicativa justifica-se porque a escola integra o Programa de Educação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal e Maria Helena Cunha, atualmente com 76 anos, é natural de Sobrosa (Paredes), tendo ido viver para a Capital em criança.

Em 1960, nos Jogos da XVII Olimpíada em Roma, fez parte da Comitiva Portuguesa, com 16 anos de idade, tendo as questões da sessão síncrona despertado as emoções vividas na época.

Helena Cunha foi professora de Matemática e mais tarde de Educação Física, tendo sido a primeira Atleta Olímpica a frequentar o antigo INEF, atualmente FMH.

Deste encontro, da partilha de testemunhos (fotografias, estórias, recortes de imprensa, textos, entrevistas….), para além dos valores veiculados pelo seu testemunho e das belas estórias contadas aos alunos, resultará um artigo de ensaio/homenagem para enviar à revista cultural Orpheu Paredes (#3) a publicar em Março de 2021.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.