No dia 6 de novembro de 2023, os alunos do 9.º ano do RIC T1 e T4, em articulação com a disciplina de EMRC, organizaram uma visita à Obra Social de Sobrosa. Antes da realização da visita, houve uma preparação prévia das atividades a desenvolver, nomeadamente a confeção das bolachas para o lanche e os jogos de tabuleiro a realizar com os idosos.
Por volta das 14h30, o grupo partiu em direção a Sobrosa, num autocarro, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Paredes. Logo que chegaram, os alunos apresentaram-se e tiveram a oportunidade de conhecer o grupo de utentes, bem como os diferentes espaços da instituição.
Os alunos dinamizaram as atividades que estavam preparadas, no sentido de interagirem com o grupo de idosos, a saber: jogaram às cartas, dominó, mikado, bingo e boccia. Houve também um grupo que declamou um poema e durante o decorrer das atividades, os alunos foram conversando com os idosos sobre como é a vida deles no lar e de como eram as suas vidas quando eram jovens. Por fim, prepararam panquecas para serem servidas, juntamente com as bolachas de canela que já tinham sido confecionadas na escola, com o grupo de alunos a ser presenteado com um lanche saboroso, preparado com carinho pelas funcionárias desta instituição.
De salientar, o bom ambiente que se viveu nesta tarde, pois alunos e idosos divertiram-se imenso e interagiram de modo muito natural com o grupo de trabalho que constatou que as atividades planeadas foram cumpridas com sucesso, uma vez que houve envolvimento e comprometimento na realização das mesmas. A atividade terminou por volta das 17 horas e, todos foram unânimes em avaliar a mesma como enriquecedora, divertida, uma excelente experiência de partilha e de fortalecimento das relações intergeracionais, por meio da troca de conhecimentos e a partir dos desafios da convivência.
Os docentes envolvidos consideraram, ainda, que o “Encontro entre Gerações” se afigurou como uma mais-valia para aplicação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
A 15 de Setembro de 1945, o Ministério do Interior, pelo Subsecretariado de Estado da Assistência, concedeu autorização provisória de funcionamento da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, estabelecendo o prazo de um ano para revisão dos Estatutos, que viriam a ser aprovados a 27 de outubro seguinte, pelo Governo Civil do Porto. Foi instituída com base na disposição testamentária do Padre António Moreira de Meireles (1840-1898), residente na Casa da Igreja, Pároco e Presidente da Junta de Sobrosa por diversas vezes.