Encontro entre Gerações

No dia 6 de novembro de 2023, os alunos do 9.º ano do RIC T1 e T4, em articulação com a disciplina de EMRC, organizaram uma visita à Obra Social de Sobrosa. Antes da realização da visita, houve uma preparação prévia das atividades a desenvolver, nomeadamente a confeção das bolachas para o lanche e os jogos de tabuleiro a realizar com os idosos. 

Por volta das 14h30, o grupo partiu em direção a Sobrosa, num autocarro, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Paredes. Logo que chegaram, os alunos apresentaram-se e tiveram a oportunidade de conhecer o grupo de utentes, bem como os diferentes espaços da instituição. 

Os alunos dinamizaram as atividades que estavam preparadas, no sentido de interagirem com o grupo de idosos, a saber: jogaram às cartas, dominó, mikado, bingo e boccia. Houve também um grupo que declamou um poema e durante o decorrer das atividades, os alunos foram conversando com os idosos sobre como é a vida deles no lar e de como eram as suas vidas quando eram jovens. Por fim, prepararam panquecas para serem servidas, juntamente com as bolachas de canela que já tinham sido confecionadas na escola, com o grupo de alunos a ser presenteado com um lanche saboroso, preparado com carinho pelas funcionárias desta instituição.  

De salientar, o bom ambiente que se viveu nesta tarde, pois alunos e idosos divertiram-se imenso e interagiram de modo muito natural com o  grupo de trabalho que constatou que as atividades planeadas foram cumpridas com sucesso, uma vez que houve envolvimento e comprometimento na realização das mesmas. A atividade terminou por volta das 17 horas e, todos foram unânimes em avaliar a mesma como enriquecedora, divertida, uma excelente experiência de partilha e de fortalecimento das relações intergeracionais, por meio da troca de conhecimentos e a partir dos desafios da convivência. 

Os docentes envolvidos consideraram, ainda, que o “Encontro entre Gerações” se afigurou como uma mais-valia para aplicação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.


Saber+

A 15 de Setembro de 1945, o Ministério do Interior, pelo Subsecretariado de Estado da Assistência, concedeu autorização provisória de funcionamento da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, estabelecendo o prazo de um ano para revisão dos Estatutos, que viriam a ser aprovados a 27 de outubro seguinte, pelo Governo Civil do Porto. Foi instituída com base na disposição testamentária do Padre António Moreira de Meireles (1840-1898), residente na Casa da Igreja, Pároco e Presidente da Junta de Sobrosa por diversas vezes.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.