Projeto Erasmus+ Building Bridges – Bulgária
No primeiro dia, após tomarmos o pequeno almoço no hotel (Park Hotel Izida), fomos de autocarro até à Escola Secundária Dimitar Talev. Quando lá chegamos, fomos recebidos pelos alunos que, vestidos à rigor com o traje búlgaro tradicional do folclore, nos deram a provar o tradicional pão fermentado doce búlgaro e nos apresentaram ainda uma canção e uma dança características da sua cultura. De seguida, fomos convidados a dançar com os alunos outra dança típica búlgara e, no final, a diretora da escola secundária acolheu-nos com um pequeno discurso de boas-vindas.
Após esta alegre receção, deslocamo-nos para um pequeno auditório, onde foram apresentados três vídeos, realizados pelos alunos búlgaros: um cujo tema abordado foi, essencialmente, o tipo de educação e as oportunidades que a Escola Secundária Dimitar Talev fornece aos seus alunos e outros dois dedicados às saídas anteriores do projeto, nomeadamente, a Portugal e à Turquia.
Seguidamente, os grupos dos diferentes países procederam à apresentação de pequenos trabalhos que preparam, antes da deslocação, com o intuito de dar a conhecer aos colegas do projeto um pouco acerca da sua personalidade, dos seus passatempos favoritos, das escolas que frequentam e do respetivo país.
No segundo dia desta experiência, visitamos os pontos de referência de Dobrich, como por exemplo: o “Old Dobrich Architectural Ethnographic Museum” – um museu ao ar livre onde o artesanato tradicional da região de Dobrudzha é preservado, exibido e desenvolvido. Neste, conhecemos uma casa típica (entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX) de uma família abastecida, assim como a Exposição Permanente de Arqueologia de Dobrudzha (junta a um museu educacional que inclui uma restauração parcial de uma escola do século XIV – o qual também visitamos).
Houve ainda tempo para aprender um pouco acerca da história regional, no “Regional Historical Museum”.
Durante a tarde, formamos (na escola) grupos internacionais para que fosse possível realizar o trabalho proposto – a execução de um poster cujo foco fosse o uso correto da Internet. Aproveitamos ainda para passear pelo parque da cidade para tirar fotos alusivas ao tema do projeto – posteriormente anexadas ao nosso trabalho.
Às 19h, houve um jantar formal, no qual os estudantes de diferentes nacionalidades apresentaram danças características de cada país, garantindo o entretenimento de todos. Decerto, um momento importante para criar laços.
No dia 19 de outubro, quarta feira, passamos o dia na Dimitar Talev Secundary School. Começamos as ativades às 10 horas da manhã com alguns jogos e quizz´s em diferentes plataformas como o kahoot, quizzlet, etc que nos ensinavam algumas coisas sobre a Europa.
Às 11 horas vestimos algumas roupas tradicionais da Bulgária e também nos ensinaram algumas danças folclóricas.
No quarto dia, fomos de Autocarro até à costa do Mar Negro,chegando ao local, o Jardim Botânico e Palácio da Rainha Maria, com vista para o mar.
Após terminar esta visita, passámos pela cidade de Varna, onde almoçamos e tivemos tempo para passear pela cidade, zona costeira e visitar a Catedral.
No último dia desta mobilidade fizemos atividades em EDF e praticamos alguns desportos, após passarmos um pouco de tempo com os nossos novos “companheiros”, recebermos os certificados do projeto.