Erasmus+ Building Bridges LTT Bulgaria

Projeto Erasmus+ Building Bridges – Bulgária

No primeiro dia, após tomarmos o pequeno almoço no hotel (Park Hotel Izida), fomos de autocarro até à Escola Secundária Dimitar Talev. Quando lá chegamos, fomos recebidos pelos alunos que, vestidos à rigor com o traje búlgaro tradicional do folclore, nos deram a provar o tradicional pão fermentado doce búlgaro e nos apresentaram ainda uma canção e uma dança características da sua cultura. De seguida, fomos convidados a dançar com os alunos outra dança típica búlgara e, no final, a diretora da escola secundária acolheu-nos com um pequeno discurso de boas-vindas.

Após esta alegre receção, deslocamo-nos para um pequeno auditório, onde foram apresentados três vídeos, realizados pelos alunos búlgaros: um cujo tema abordado foi, essencialmente, o tipo de educação e as oportunidades que a Escola Secundária Dimitar Talev fornece aos seus alunos e outros dois dedicados às saídas anteriores do projeto, nomeadamente, a Portugal e à Turquia.
Seguidamente, os grupos dos diferentes países procederam à apresentação de pequenos trabalhos que preparam, antes da deslocação, com o intuito de dar a conhecer aos colegas do projeto um pouco acerca da sua personalidade, dos seus passatempos favoritos, das escolas que frequentam e do respetivo país.

No segundo dia desta experiência, visitamos os pontos de referência de Dobrich, como por exemplo: o “Old Dobrich Architectural Ethnographic Museum” – um museu ao ar livre onde o artesanato tradicional da região de Dobrudzha é preservado, exibido e desenvolvido. Neste, conhecemos uma casa típica (entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX) de uma família abastecida, assim como a Exposição Permanente de Arqueologia de Dobrudzha (junta a um museu educacional que inclui uma restauração parcial de uma escola do século XIV – o qual também visitamos).
Houve ainda tempo para aprender um pouco acerca da história regional, no “Regional Historical Museum”.

Durante a tarde, formamos (na escola) grupos internacionais para que fosse possível realizar o trabalho proposto – a execução de um poster cujo foco fosse o uso correto da Internet. Aproveitamos ainda para passear pelo parque da cidade para tirar fotos alusivas ao tema do projeto – posteriormente anexadas ao nosso trabalho.
Às 19h, houve um jantar formal, no qual os estudantes de diferentes nacionalidades apresentaram danças características de cada país, garantindo o entretenimento de todos. Decerto, um momento importante para criar laços.

No dia 19 de outubro, quarta feira, passamos o dia na Dimitar Talev Secundary School. Começamos as ativades às 10 horas da manhã com alguns jogos e quizz´s em diferentes plataformas como o kahoot, quizzlet, etc que nos ensinavam algumas coisas sobre a Europa.
Às 11 horas vestimos algumas roupas tradicionais da Bulgária e também nos ensinaram algumas danças folclóricas.

No quarto dia, fomos de Autocarro até à costa do Mar Negro,chegando ao local, o Jardim Botânico e Palácio da Rainha Maria, com vista para o mar.
Após terminar esta visita, passámos pela cidade de Varna, onde almoçamos e tivemos tempo para passear pela cidade, zona costeira e visitar a Catedral.

No último dia desta mobilidade fizemos atividades em EDF e praticamos alguns desportos, após passarmos um pouco de tempo com os nossos novos “companheiros”, recebermos os certificados do projeto.


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2020-1-IT02-KA229-079259_4

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.