Erasmus+ ECO-Aware LTT Portugal

A 3ª mobilidade deste projeto aconteceu de 26 a 30 de setembro, em Portugal

No dia 26 de setembro, segunda-feira, as comitivas foram recebidas no auditório da Escola pelo Diretor e Professores da Equipa. Cada país, incluindo Portugal, realizou uma apresentação com o tema “Ecological practices carried out at our school and town”. Após as apresentações seguiu-se um lanche de boas-vindas e as comitivas presentearam o Diretor e Equipa Erasmus com lembranças dos seus países. Para finalizar as atividades da manhã, os alunos participaram numa atividade de “quebra-gelo”. Após o almoço os participantes na semana de atividades deslocaram-se à Casa da Cultura, onde foram calorosamente recebidos e guiados pelas exposições patentes no espaço. Houve ainda tempo para tempo livre no Parque da Cidade antes do regresso à Escola.

Terça-feira, foi dia de visita de Estudo a Guimarães! Primeiro a visita foi à “quinta pedagógica das manas”, a Quinta Das Manas é um projeto educativo que tem como objetivo aproximar as crianças e jovens à natureza, animais e ao mundo rural, com enfoque na importância da preservação da natureza e na importância de ser sustentável, esta atividade esteve diretamente ligada ao tema do projeto. Professores e alunos puderam interagir e alimentar os animais, ver as hortas e ainda participar numa desfolhada. Após o almoço, que também foi na quinta, as comitivas deslocaram-se para o centro da Cidade de Guimarães. Aqui foi proporcionada uma viagem de teleférico e visita ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha. Ainda em Guimarães realizou-se a visita guiada ao Castelo e Paço dos Duques.

Na quarta-feira, as participantes da turma do 8ºA, junto com a Professora de Ciências Maria José Coelho deram uma aula sobre a biodiversidade no Charco, situado no Campo de Golfe do aqueduto, ao que se seguiu uma aula/experiência e minitorneio de Golfe, oferecido pelo “Golfe do Aqueduto”, após o almoço na Escola, alunos e professores tiveram tempo livre.

Quinta-feira foi novamente dia de visita de estudo, desta vez ao CIIMAR, aqui para além da visita guiada ao espaço do CIIMAR, os alunos participaram num workshop com o tem “Como ocorre a acidificação do oceano”. Nesta atividade também diretamente ligada ao tema do projeto, os alunos investigaram o fenómeno da acidificação dos oceanos e como é que este ocorre, abordando as consequências da acidificação do oceano para a vida marinha, em especial para animais com concha. Foram ainda discutidos os conceitos relacionados com as alterações climáticas e o aumento do dióxido de carbono na atmosfera bem como o Efeito de Estufa. Após os trabalhos da manhã, todos puderam degustar a famosa “Francesinha”.

Na parte da tarde, a visita foi à Torre dos Clérigos uma edificação do século XVIII de inspiração barroca da autoria de Nicolau Nasoni. Após a visita ao Museu e à Igreja, foi “só” subir 225 degraus e chegar ao topo da torre, onde a vista sobre a cidade a 360° deslumbrou todos! Antes do regresso houve ainda tempo para comprar algumas lembranças.

No último dia, Alunos e Professores foram convidados a partilhar algumas fotografias no PADLET da LTT, https://padlet.com/celiabarbosa/q6qhvec0o46gboet e foi realizada a avaliação da Semana. Após o almoço, na escola, enquanto os Coordenadores do projeto reuniram para fazer o ponto de situação e passos a seguir, os Alunos participaram numa atividade com o Psicólogo Dr Victor Azevedo numa atividade UBUNTU, projeto desenvolvido na Escola.

E assim terminou mais uma semana cheia de atividades que deixou muitas memórias a todos os participantes. A próxima e última mobilidade deste projeto irá realizar-se na Roménia, na Escola Coordenadora.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.