A 3ª mobilidade deste projeto aconteceu de 26 a 30 de setembro, em Portugal
No dia 26 de setembro, segunda-feira, as comitivas foram recebidas no auditório da Escola pelo Diretor e Professores da Equipa. Cada país, incluindo Portugal, realizou uma apresentação com o tema “Ecological practices carried out at our school and town”. Após as apresentações seguiu-se um lanche de boas-vindas e as comitivas presentearam o Diretor e Equipa Erasmus com lembranças dos seus países. Para finalizar as atividades da manhã, os alunos participaram numa atividade de “quebra-gelo”. Após o almoço os participantes na semana de atividades deslocaram-se à Casa da Cultura, onde foram calorosamente recebidos e guiados pelas exposições patentes no espaço. Houve ainda tempo para tempo livre no Parque da Cidade antes do regresso à Escola.
Terça-feira, foi dia de visita de Estudo a Guimarães! Primeiro a visita foi à “quinta pedagógica das manas”, a Quinta Das Manas é um projeto educativo que tem como objetivo aproximar as crianças e jovens à natureza, animais e ao mundo rural, com enfoque na importância da preservação da natureza e na importância de ser sustentável, esta atividade esteve diretamente ligada ao tema do projeto. Professores e alunos puderam interagir e alimentar os animais, ver as hortas e ainda participar numa desfolhada. Após o almoço, que também foi na quinta, as comitivas deslocaram-se para o centro da Cidade de Guimarães. Aqui foi proporcionada uma viagem de teleférico e visita ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha. Ainda em Guimarães realizou-se a visita guiada ao Castelo e Paço dos Duques.
Na quarta-feira, as participantes da turma do 8ºA, junto com a Professora de Ciências Maria José Coelho deram uma aula sobre a biodiversidade no Charco, situado no Campo de Golfe do aqueduto, ao que se seguiu uma aula/experiência e minitorneio de Golfe, oferecido pelo “Golfe do Aqueduto”, após o almoço na Escola, alunos e professores tiveram tempo livre.
Quinta-feira foi novamente dia de visita de estudo, desta vez ao CIIMAR, aqui para além da visita guiada ao espaço do CIIMAR, os alunos participaram num workshop com o tem “Como ocorre a acidificação do oceano”. Nesta atividade também diretamente ligada ao tema do projeto, os alunos investigaram o fenómeno da acidificação dos oceanos e como é que este ocorre, abordando as consequências da acidificação do oceano para a vida marinha, em especial para animais com concha. Foram ainda discutidos os conceitos relacionados com as alterações climáticas e o aumento do dióxido de carbono na atmosfera bem como o Efeito de Estufa. Após os trabalhos da manhã, todos puderam degustar a famosa “Francesinha”.
Na parte da tarde, a visita foi à Torre dos Clérigos uma edificação do século XVIII de inspiração barroca da autoria de Nicolau Nasoni. Após a visita ao Museu e à Igreja, foi “só” subir 225 degraus e chegar ao topo da torre, onde a vista sobre a cidade a 360° deslumbrou todos! Antes do regresso houve ainda tempo para comprar algumas lembranças.
No último dia, Alunos e Professores foram convidados a partilhar algumas fotografias no PADLET da LTT, https://padlet.com/celiabarbosa/q6qhvec0o46gboet e foi realizada a avaliação da Semana. Após o almoço, na escola, enquanto os Coordenadores do projeto reuniram para fazer o ponto de situação e passos a seguir, os Alunos participaram numa atividade com o Psicólogo Dr Victor Azevedo numa atividade UBUNTU, projeto desenvolvido na Escola.
E assim terminou mais uma semana cheia de atividades que deixou muitas memórias a todos os participantes. A próxima e última mobilidade deste projeto irá realizar-se na Roménia, na Escola Coordenadora.