De 25 a 31 de março de 2023 estivemos na Roménia para participar na última “Learning Training and Teaching Activities” do projeto Erasmus+ “ECO-Aware Us for the Future ECO-EU” (2020-1-RO01-KA229-079972).
Das atividades, do primeiro dia, para além da calorosa receção na Escola anfitriã em Cochirleanca, distrito de Buzau, fizeram parte atividades físicas eco-ambientais, recorrendo à reutilização de materiais, ainda visitamos por alguns dos Vulcões de lama de Berca (Buzau), formações geológicas incomuns, localizadas no sudeste da Roménia. Estes vulcões são conhecidos por emitir lama e gás natural, em vez de lava e cinzas como os vulcões tradicionais.
No segundo dia, juntamente com os parceiros da Turquia, Roménia e Polónia visitamos o Castelo de Bran, cuja origem remonta a 1377, bem conhecido por ter pertencido ao príncipe Vlad Tepes, denominado “Vlad O Empalador”, que serviu como inspiração histórica para o personagem principal do romance Dracula, do escritor irlandês Bram Stoker, que utilizou em várias ocasiões este castelo com fins militares durante o seu reinado, no século XV. Durante a viagem passámos junto belas paisagens que o lago Siriu proporciona e ainda brincar na neve das montanhas na área de Brasov.
No dia seguinte, a visita de estudo prosseguiu em Bucareste, mas especificamente ao Palácio da Parlamento, legado inacabado do ditador Ceausescu e ainda hoje o maior edifício da Europa e o segundo a nível mundial, onde fomos recebidos pelo Ministro da Cultura romeno. Neste dia visitámos ainda o Museu Nacional ao ar livre Dimitrie Gusti.
No penúltimo dia da LTT, os alunos e professores visitaram a mina de sal Slanic Prahova que além dos cerca de 200m de profundidade causou sensação pelas dimensões das galerias abertas ao público. Neste dia visitámos ainda a Torre Chindia, na região de Târgoviste construída no séc.XV com fins militares é considerada um símbolo nacional.
No último dia da visita realizou-se um workshop de pintura de t-shirts e respetivo desfile de moda, Por último, apesar do frio, os participantes plantaram uma árvore comemorativa, ao que se seguiu a receção dos certificados de participação na semana de atividades.
Foi utilizado um Padlet para criar um portfolio digital, onde as atividades realizadas durante a semana foram registadas, que podes aceder ⇒ AQUI