No âmbito do projeto BEFNG, coordenado por Portugal realizou-se a 1ª mobilidade com alunos à Turquia, à cidade de Keşan, de 8 a 12 de abril de 2024 – PADLET DA ATIVIDADE
Domingo dia 7, foi dia de viajar! Para alguns alunos foi uma estreia, a primeira vez a viajar de avião e também a primeira vez que estariam tão longe de casa. Havia um certo nervosismo e expetativa para conhecer pessoalmente as famílias de acolhimento e uma cultura muito diferente. Os alunos referiram que o dia da viagem, foi um dos dias mais incríveis por terem tido a oportunidade de visualizar a partir do céu outros países e a cidade de Istambul “foram vistas que foi de tirar o fôlego” segundo o Marcos. Jamais pensaram que poderiam um dia visitar a Turquia, e no entanto lá estavam! Foi uma experiência única. Estavam tão ansiosos que mal dormiram na noite anterior à viagem, referiram que até hoje não conseguem acreditar que viveram essa experiência única e que com certeza foi a melhor viagem que fizeram com a escola até agora.
A Segunda-feira foi o primeiro dia em que todos os alunos estiveram juntos. No início da manhã assistiram a uma cerimónia em honra da Polícia do serviço prestado por estes, tendo-se seguido a visita ao Diretorado Regional da Educação, onde fomos recebidos pelo Diretor. Aqui houve espaço para falar sobre o projeto e troca de lembranças. De seguida, alunos e professores dirigiram-se ao museu de Keşan, onde participaram numa visita guiada, aprofundando conhecimentos sobre a História e costumes da cidade/região e seus habitantes. Após a visita deslocaram-se para a escola onde foram recebidos pela Diretora tendo iniciado as atividades do programa. Foram realizados alguns jogos para quebrar o gelo, estes com intenção de apresentar os alunos. Uma das atividades de quebra gelo consistiu em dançar, cada país exemplificou uma dança tradicional que depois todos iriam executar. Acabadas as atividades da escola, todos os alunos aproveitaram e saíram da sua zona de conforto e foram assim descobrir mais um pouco da cidade. O grupo saiu todo junto para uma caminhada e acabaram por visitar parques da cidade, e ainda centros comerciais. O dia terminou com um sentimento de que a mobilidade de Keşan seria uma grande experiência.
Na manhã de terça-feira os alunos apresentaram os trabalhos sobre as espécies endémicas e os animais extintos de cada um dos países. Através desses trabalhos, ficaram a conhecer melhor a fauna e flora de Portugal e Turquia. Posteriormente, a vertente criativa foi posta em prática, realizaram uma atividade onde era suposto elaborarem arte, combinando a utilização de materiais naturais e recicláveis. O resto do dia foi livre, pelo que os alunos foram com os amigos turcos, conhecer mais um pouco da cidade, no centro comercial, os alunos viram-se desafiados a apanhar o gelado que lhes era estendido pelo vendedor que com diversas manobras conseguia fugir às mãos que queriam o gelado! Durante este tour pela cidade, os alunos observaram alguns monumentos. Este dia foi muito importante para criar laços-
A Quarta-Feira foi um dia muito especial na Turquia, pois festejou-se o fim do jejum do Ramadão. “Ramadão” significa “queimar” e traduz o ato de um crente se libertar dos pecados, comemora-se no nono mês do calendário islâmico, a data varia consoante o aparecimento da primeira lua nova do décimo mês e simboliza o fim do anterior, que é considerado sagrado na cultura islâmica. Estes festejos são assinalados pela comunidade muçulmana em todo o mundo, o que equivale a perto de 1,8 mil milhões de pessoas, que, regra geral, jejuam por 30 dias. O fim do jejum do Ramadão designado de “Eid al-Fitr” é neste país chamado de “Bayramı”.
Neste dia as atividades foram basicamente ligadas à experiência da cultura, foi um dia em que os alunos passaram com as famílias celebrando. O Marcos referiu que a melhor coisa daquele dia foi poder experimentar comidas diferentes e conhecer melhor a gastronomia Turca e também estar com a família. O Rafael partilha da mesma opinião, de referir que os dois alunos ficaram com a mesma família, ainda referiu que ficaram a conhecer mais da cultura turca, tendo também participado em jogos. A Matilde foi com a família de visita a outra cidade, Çanakkale, para ir a esta cidade deslocou-se de barco, a aluna referiu que foi o dia que mais gostou porque para além de visitar a cidade que considerou muito bonita pôde conviver com a família mais alargada e vizinhos, este dia foi também muito importante para estreitar os laços com a família que a acolheu, considerou que foi um dia muito alegre e significativo. A Leonor também teve a oportunidade de ter uma perspetiva diferente desta cultura. Experimentou pratos típicos Turcos e aprendeu sobre as tradições do mês do Ramadão. Ainda visitou uma praia no Golfo de Saros e descobriu um pouco da história da Turquia, mais especificamente sobre a Batalha de Çanakkale. A Ana Rita conheceu muitos familiares e vizinhos da família que a acolheu, todos eles estavam muito entusiasmados por conhecer a aluna. Ao longo do dia a Ana experimentou pratos tradicionais da Turquia e conheceu mais da cidade.
No penúltimo dia os alunos completaram múltiplos desafios e realizaram uma atividade experimental sobre o efeito de estufa e como acontece. Ainda neste dia os alunos plantaram árvores e colocaram ninhos nas árvores do jardim à volta da escola. Os alunos ainda referiram que este dia foi marcado pela despedida, pois foi a última noite que passaram com as famílias. Uma das participantes da mobilidade teve a extraordinária oportunidade de participar numa festa de casamento Turco, na qual pode observar um pouco mais a cultura e tradição do país, referiu que o casamento foi ao ar livre e que qualquer pessoa poderia assistir à festa, e dançar com os convidados.
No último dia em Keşan, os alunos encontraram-se na escola uma última vez, já com saudades das famílias que os acolheram e de quem se tinham despedido nessa manhã. Realizaram um Kahoot sobre o projeto e avaliaram a sua experiência na mobilidade. Após o almoço, foram atribuídos os certificados de participação na mobilidade e, para mais tarde recordar, foi tirada uma fotografia de todos os alunos e professores que participaram. Chegada a hora de despedida, estavam todos um pouco emocionados, por deixar os alunos que os tinham recebido de braços abertos, e de quem se tinham aproximado ao longo daquela semana. Neste dia o grupo viajou para Istambul, tendo a extraordinária oportunidade de visitar a cidade à noite incluindo a Mesquita Azul, uma das mais famosas e visitadas da Turquia, construída em 1616.
Sábado foi dia de regressar a Portugal, os alunos despediram-se da Turquia levando no coração, uma experiência incrível!