Erasmus+ Mobilidade Verde a Granada

Quando a Margarida, a Sílvia, a Ariana, o Martim e o Gonçalo embarcaram na aventura: Erasmus+ Mobilidade Verde a Baza, em Espanha, não imaginavam que iriam fazer o “check-in” em mais de oito estações de comboio e viajar cerca de 15 horas seguidas naquele meio de transporte tão sustentável! Não esquecendo as ligações de autocarro, metro e táxi, passando por cidades como Vigo, Granada e Madrid – uma espécie de mini-Interrail da Península Ibérica!

Baza é uma localidade da Província de Granada, na Andaluzia, situada no Sul de Espanha e que dista de Cristelo cerca de 1000 Kms. Esta cidade mantém quase intacto o núcleo urbano muçulmano, constituído pela Medina, a Alcáçova e os bairros árabes com as suas ruas estreitas. No centro histórico encontra-se a Alcáçova (fortificação árabe) que ainda conserva alguns troços da muralha e vestígios de várias torres.

Como não havia comboio direto para Baza, foi necessário pernoitar em Granada. Visto que a camioneta que nos levaria até Baza só partiria por volta das 15h00, aproveitou-se para passear pelas labirínticas ruelas de traços muçulmanos, ladeadas de casas brancas pintadas de branco, com as fachadas decoradas por vasos de cerâmica e portas e janelas mouriscas primorosamente trabalhadas.  Visitámos a Catedral de Granada e o mercado árabe, o Alcaiceria (antigo mercado de seda), onde sentimos por momentos que caminhávamos em Marrocos. Para fechar com chave de ouro, terminou-se no Miradouro de San Nicolas, localizado no bairro antigo de Albaicín, que é o melhor para apreciar o Alhambra e todos os seus monumentos: o Generalife, os Palácios Nazaries, a Alcazaba e o Palácio de Carlos V. Aqui fomos brindados com uma vista sobre o Alhambra de cortar o fôlego, com a monumental Serra Nevada (o maciço montanhoso de maior altitude da Península Ibérica) como pano de fundo.

A escola Colégio Divino Maestro tem cerca de 400 alunos, com idades entre os 3 e 15 anos. Recebe alunos do norte de África e da Roménia, e, de um modo geral, mais desfavorecidos. As dificuldades de aprendizagem, as dificuldades comportamentais, as necessidades específicas de aprendizagem, as pessoas em risco de exclusão, bem como a personalização da aprendizagem são uma prioridade no âmbito da missão dos Fundadores.

A semana decorreu com tranquilidade na escola: os alunos puderam assistir a atividades numa sala do pré-escolar, jogar um Kahoot com alunos dos três países envolvidos no Projeto Erasmus, participar em aulas de robótica, fazer hiking, observar algumas atividades experimentais e ver muitos dos trabalhos feitos pelos nossos colegas.

Fomos recebidos pelo Mayor do Ayuntamento de Baza, Manolo Gavilán. Visitámos vários espaços e monumentos da cidade como a  igreja Mayor, o museu arqueológico, o Centro de Interpretacíon de la Cultura Ibéra, os banhos árabes ou ainda o Palácio de los Enriquez. A escola abriu portas à noite para podermos observar as estrelas e os planetas no telescópio existente no último andar do edifício. Foi um momento mágico …um verdadeiro telescópio! Apesar das vertigens, foi fantástico observarmos a nossa companheira Lua e o planeta Marte. Já com os pés na Terra, e com a ajuda de algumas apps como “SkyMap ou “SkyGuide”, observamos novamente o céu acompanhados de algumas informações dadas pelos professores.

Depois de ficarem a conhecer a história e a cultura de Baza, os nossos alunos voltaram a Granada para visitar o Alhambra, desta vez com os colegas espanhóis que os acolheram nas suas famílias e os alunos franceses que também se encontravam a fazer uma mobilidade Erasmus. Construído pelos califas nos séculos XIII e XIV, o Alhambra é considerado por muitos um dos mais belos locais do mundo. Entrar nos palácios do Alhambra foi como entrar num enredo dos contos narrados por Sherazade em: “As Mil e Uma Noites”, onde génios, sultões, ladrões e donzelas, parecem povoar aqueles espaços árabes. Segundo a lenda da antiga Pérsia, Sherazade, com a sua beleza e inteligência, fascinou o rei Shariar ao narrar histórias fantásticas durante mil e uma noites, salvando a sua vida e ganhando o seu eterno amor.

A semana terminou em grande com a festa de despedida organizada pelas famílias que nos brindaram com iguarias típicas da região. Assistimos ainda a um espetáculo de flamenco representado por alunas e procedeu-se à cerimónia de entrega dos certificados… Um outro momento mágico da noite foi aquele em que os nossos alunos brilharam, recitando o poema de Fernando Pessoa “Viajar: perder países”, no palco, para toda a escola.

O regresso a casa começou um dia antes, pois esperavam-nos novamente 15 horas de viagem de comboio, camioneta, metro e táxi. No regresso, pernoitou-se em Madrid. Ainda houve tempo para uma visita à Plaza Mayor, ao Mercado de San Miguel, ao Palácio Real e à Porta do Sol onde está localizado o Quilómetro Zero, a partir do qual se medem as distâncias na Península Ibérica. Não faltou evidentemente a típica foto com o urso e o medronheiro.

Não poderíamos terminar sem deixar uma palavra de agradecimento aos nossos alunos que tiveram uma postura exemplar em todos os momentos deste intercâmbio. As professoras Maria José Coelho, Natalina Nogueira e Sandra Pinto não poderiam estar mais orgulhosas e mais gratas pela forma irrepreensível como representaram a nossa escola em terras de nuestros hermanos! Muitos parabéns a todos! Muchas gracias! Thank you so much!

Fica agora aqui um desafio: será que a Margarida, a Sílvia, a Ariana, o Martim e o Gonçalo vão querer candidatar-se ao bilhete gratuito (aos 18 anos) de “Interrail” para viajar pela Europa? Essa será certamente uma outra aventura que só a eles lhes caberá viver e contar!

Algumas curiosidades: Granada significa “romã” e Alhambra “monte vermelho”. A bandeira de Granada tem as cores da bandeira de Portugal e são facilmente confundidas. Quem consegue perceber as diferenças?


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2022-1-PT01-KA121-SCH-000061742

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.