Quando a Margarida, a Sílvia, a Ariana, o Martim e o Gonçalo embarcaram na aventura: Erasmus+ Mobilidade Verde a Baza, em Espanha, não imaginavam que iriam fazer o “check-in” em mais de oito estações de comboio e viajar cerca de 15 horas seguidas naquele meio de transporte tão sustentável! Não esquecendo as ligações de autocarro, metro e táxi, passando por cidades como Vigo, Granada e Madrid – uma espécie de mini-Interrail da Península Ibérica!
Baza é uma localidade da Província de Granada, na Andaluzia, situada no Sul de Espanha e que dista de Cristelo cerca de 1000 Kms. Esta cidade mantém quase intacto o núcleo urbano muçulmano, constituído pela Medina, a Alcáçova e os bairros árabes com as suas ruas estreitas. No centro histórico encontra-se a Alcáçova (fortificação árabe) que ainda conserva alguns troços da muralha e vestígios de várias torres.
Como não havia comboio direto para Baza, foi necessário pernoitar em Granada. Visto que a camioneta que nos levaria até Baza só partiria por volta das 15h00, aproveitou-se para passear pelas labirínticas ruelas de traços muçulmanos, ladeadas de casas brancas pintadas de branco, com as fachadas decoradas por vasos de cerâmica e portas e janelas mouriscas primorosamente trabalhadas. Visitámos a Catedral de Granada e o mercado árabe, o Alcaiceria (antigo mercado de seda), onde sentimos por momentos que caminhávamos em Marrocos. Para fechar com chave de ouro, terminou-se no Miradouro de San Nicolas, localizado no bairro antigo de Albaicín, que é o melhor para apreciar o Alhambra e todos os seus monumentos: o Generalife, os Palácios Nazaries, a Alcazaba e o Palácio de Carlos V. Aqui fomos brindados com uma vista sobre o Alhambra de cortar o fôlego, com a monumental Serra Nevada (o maciço montanhoso de maior altitude da Península Ibérica) como pano de fundo.
A escola Colégio Divino Maestro tem cerca de 400 alunos, com idades entre os 3 e 15 anos. Recebe alunos do norte de África e da Roménia, e, de um modo geral, mais desfavorecidos. As dificuldades de aprendizagem, as dificuldades comportamentais, as necessidades específicas de aprendizagem, as pessoas em risco de exclusão, bem como a personalização da aprendizagem são uma prioridade no âmbito da missão dos Fundadores.
A semana decorreu com tranquilidade na escola: os alunos puderam assistir a atividades numa sala do pré-escolar, jogar um Kahoot com alunos dos três países envolvidos no Projeto Erasmus, participar em aulas de robótica, fazer hiking, observar algumas atividades experimentais e ver muitos dos trabalhos feitos pelos nossos colegas.
Fomos recebidos pelo Mayor do Ayuntamento de Baza, Manolo Gavilán. Visitámos vários espaços e monumentos da cidade como a igreja Mayor, o museu arqueológico, o Centro de Interpretacíon de la Cultura Ibéra, os banhos árabes ou ainda o Palácio de los Enriquez. A escola abriu portas à noite para podermos observar as estrelas e os planetas no telescópio existente no último andar do edifício. Foi um momento mágico …um verdadeiro telescópio! Apesar das vertigens, foi fantástico observarmos a nossa companheira Lua e o planeta Marte. Já com os pés na Terra, e com a ajuda de algumas apps como “SkyMap ou “SkyGuide”, observamos novamente o céu acompanhados de algumas informações dadas pelos professores.
Depois de ficarem a conhecer a história e a cultura de Baza, os nossos alunos voltaram a Granada para visitar o Alhambra, desta vez com os colegas espanhóis que os acolheram nas suas famílias e os alunos franceses que também se encontravam a fazer uma mobilidade Erasmus. Construído pelos califas nos séculos XIII e XIV, o Alhambra é considerado por muitos um dos mais belos locais do mundo. Entrar nos palácios do Alhambra foi como entrar num enredo dos contos narrados por Sherazade em: “As Mil e Uma Noites”, onde génios, sultões, ladrões e donzelas, parecem povoar aqueles espaços árabes. Segundo a lenda da antiga Pérsia, Sherazade, com a sua beleza e inteligência, fascinou o rei Shariar ao narrar histórias fantásticas durante mil e uma noites, salvando a sua vida e ganhando o seu eterno amor.
A semana terminou em grande com a festa de despedida organizada pelas famílias que nos brindaram com iguarias típicas da região. Assistimos ainda a um espetáculo de flamenco representado por alunas e procedeu-se à cerimónia de entrega dos certificados… Um outro momento mágico da noite foi aquele em que os nossos alunos brilharam, recitando o poema de Fernando Pessoa “Viajar: perder países”, no palco, para toda a escola.
O regresso a casa começou um dia antes, pois esperavam-nos novamente 15 horas de viagem de comboio, camioneta, metro e táxi. No regresso, pernoitou-se em Madrid. Ainda houve tempo para uma visita à Plaza Mayor, ao Mercado de San Miguel, ao Palácio Real e à Porta do Sol onde está localizado o Quilómetro Zero, a partir do qual se medem as distâncias na Península Ibérica. Não faltou evidentemente a típica foto com o urso e o medronheiro.
Não poderíamos terminar sem deixar uma palavra de agradecimento aos nossos alunos que tiveram uma postura exemplar em todos os momentos deste intercâmbio. As professoras Maria José Coelho, Natalina Nogueira e Sandra Pinto não poderiam estar mais orgulhosas e mais gratas pela forma irrepreensível como representaram a nossa escola em terras de nuestros hermanos! Muitos parabéns a todos! Muchas gracias! Thank you so much!
Fica agora aqui um desafio: será que a Margarida, a Sílvia, a Ariana, o Martim e o Gonçalo vão querer candidatar-se ao bilhete gratuito (aos 18 anos) de “Interrail” para viajar pela Europa? Essa será certamente uma outra aventura que só a eles lhes caberá viver e contar!
Algumas curiosidades: Granada significa “romã” e Alhambra “monte vermelho”. A bandeira de Granada tem as cores da bandeira de Portugal e são facilmente confundidas. Quem consegue perceber as diferenças?