Olá, sou aluno na Escola Básica e Secundária de Cristelo. Este ano letivo, estou a fazer um estágio escolar, na empresa de estofos “Zé Estofador”.
Desde o final de setembro, todas as semanas, desloco-me a esta fábrica para aprender sobre mobiliário e estofos. O proprietário, o Sr. José, é o meu supervisor de estágio. Foi a escola que estabeleceu este protocolo com a empresa, com autorização do meu encarregado de educação. É uma preparação para a vida fora da escola. No futuro, quero ter uma profissão e um bom trabalho.
Estou a gostar desta experiência e sinto-me orgulhoso com as aprendizagens feitas. Já sou capaz de desmontar cadeiras, cadeirões e sofás; aplicar tecidos; triturar esponja numa máquina própria; carregar/descarregar móveis; usar pistolas de agrafos; chaves diversas; aparafusadoras, berbequins, entre outras ferramentas.
Com esta oportunidade, passei a dar mais valor à Escola. Esta é uma ponte segura para a minha vida futura, pessoal e profissionalmente. Até aqui, eu achava que a Escola era só dificuldades, mas aprendi a acreditar nas minhas capacidades e não me focar apenas nos meus obstáculos.
Aconselho todos os meus colegas a esforçar-se nos estudos, porque “A Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, como disse Nelson Mandela.