Estudo de monitorização – PPMD

O Programa de digitalização para as Escolas, uma das medidas inseridas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril), prevê, entre outras iniciativas, a utilização de manuais escolares digitais e de recursos educativos digitais.

Neste sentido, a Direção-Geral da Educação (DGE) contratualizou, com a Universidade Católica Portuguesa, um Estudo de monitorização e de avaliação da utilização destes recursos educativos. Este trabalho, coordenado pelo Professor Doutor José Lagarto, teve em conta duas dimensões:

  • o desenvolvimento das competências digitais dos professores do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas (AE/Ena), da rede pública de Portugal Continental, no que concerne à utilização dos equipamentos e dos recursos digitais, nomeadamente, os manuais escolares digitais;
  • a compreensão dos processos de desenvolvimento e das metodologias e práticas pedagógicas, associadas à utilização dos equipamentos e dos recursos educativos digitais.

Consulte aqui ao documento Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais.


O Estudo operacionalizou-se através da aplicação de entrevistas (a Diretores de AE/Ena, Coordenadores do Projeto, Diretores de CFAE) e de um inquérito por questionário (a docentes, alunos, pais/encarregados de educação), o que permitiu responder às finalidades definidas, no que diz respeito às seguintes áreas: pedagogia, conteúdo, tecnologia e contexto (interno e externo).

O relatório final apresenta, ainda, um conjunto de recomendações/fatores críticos de sucesso a ter em conta pelos AE/Ena que venham a aderir a este projeto.

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.