Com o Selo de Escola eTwinning, o eTwinning reconhece e valoriza o envolvimento, o empenho e a dedicação não só de eTwinners, individualmente, mas de escolas inteiras, nas quais equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto.
Este reconhecimento a nível europeu permite ainda aos agrupamentos ou escolas que venham a candidatar-se a financiamento para o desenvolvimento de projetos com alunos, no âmbito do Erasmus + (KA2), uma seleção mais imediata.
A obtenção do estatuto de Escola eTwinning apresenta-se como uma jornada de desenvolvimento, pontuada por componentes que podem ser avaliadas objetivamente.
O que é a Ação eTwinning?
A Ação eTwinning foi criada, em 2005, para dar aos professores a oportunidade de trabalharem colaborativamente, aprenderem uns com os outros, partilharem pontos de vista e terem oportunidade de frequentar eventos de desenvolvimento profissional.
O eTwinning pretende promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural. Para isso, é necessário que se estabeleça uma associação de, no mínimo, duas escolas de dois países europeus, que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante. Pode acontecer a vários níveis: um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de professores ou de áreas departamentais e respetivos alunos, dois bibliotecários ou dois coordenadores. A visão eTwinning prevê associações educativas em que os diferentes atores educativos (professores, órgãos de gestão e alunos) se comprometem numa atividade a múltiplos níveis. Poder-se-á chegar a trabalhar uma gama ampla de disciplinas e temas do currículo. É, portanto, um trabalho que implica um forte compromisso das e entre as partes envolvidas.