Halloween – O Mistério da Mansão Assombrada

Num trabalho colaborativo entre a professora de Artes (Filipa Neto) e a professora titular (Casimira Neto), foi realizada uma atividade especial para comemoração do dia de Halloween.
Do trabalho de articulação resultou a peça de teatro “O Mistério da Mansão Assombrada”, dramatizada pelos alunos do 2º DB do Centro Escolar de Duas Igrejas. Esta atividade permitiu uma aprendizagem conjunta e funcionou como meio de interação e aprendizagem alunos /professoras.


Saber+

Popularizado pela cultura norte-americana, o Halloween remonta a uma antiga celebração celta, o Samhain, que marcava o fim do verão. Apesar de ter sido substituído no século VII por uma festividade católica, mais de dois mil anos depois pessoas por todo o mundo continuam a celebrar a chegada do inverno da mesma forma que os antigos celtas — com uma grande festa repleta de doces e máscaras.

A tradição de celebrar o dia de Halloween em Portugal é ainda muito recente. Em muitas zonas do país, celebra-se o Pão por Deus. No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de Pão por Deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.