Num trabalho colaborativo entre a professora de Artes (Filipa Neto) e a professora titular (Casimira Neto), foi realizada uma atividade especial para comemoração do dia de Halloween.
Do trabalho de articulação resultou a peça de teatro “O Mistério da Mansão Assombrada”, dramatizada pelos alunos do 2º DB do Centro Escolar de Duas Igrejas. Esta atividade permitiu uma aprendizagem conjunta e funcionou como meio de interação e aprendizagem alunos /professoras.
Saber+
Popularizado pela cultura norte-americana, o Halloween remonta a uma antiga celebração celta, o Samhain, que marcava o fim do verão. Apesar de ter sido substituído no século VII por uma festividade católica, mais de dois mil anos depois pessoas por todo o mundo continuam a celebrar a chegada do inverno da mesma forma que os antigos celtas — com uma grande festa repleta de doces e máscaras.
A tradição de celebrar o dia de Halloween em Portugal é ainda muito recente. Em muitas zonas do país, celebra-se o Pão por Deus. No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de Pão por Deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.