No âmbito do projeto Erasmus KA1, integrado na EuroPass Teacher Academy, a docente Helena Ramos participou no curso “Cultivating Diversity and Inclusion”, entre os dias 07 e 12 de agosto de 2023, com a duração de 30 horas, em Roma. O curso foi ministrado pela formadora Olga Plyaskina e as aulas decorreram na Oficina Fotográfica de Roma, onde atualmente se realizam formações e exposições de fotografia.
No primeiro dia, a formadora fez uma breve apresentação do curso, foram realizadas dinâmicas de quebra-gelo e cada professor fez a sua apresentação e uma apresentação do seu país. A turma era constituída por 10 elementos que representavam os seguintes países da União Europeia: Portugal (1), Espanha (1), Eslovénia (1), Alemanha (1), Chéquia (1), e Roménia (5). Os professores participantes demonstraram interesse sobre o Projeto Educativo da nossa Escola e ficaram surpreendidos com o calendário escolar (4 períodos) e com o funcionamento da agregação das disciplinas (RIC e PIC).
Ao longo das sessões, a formadora foi abordando os conteúdos através de atividades/exercícios em pequenos grupos, de envolvimento e partilha pessoal dos formandos. Os conteúdos abordados durante a semana focaram-se essencialmente em temas como: cultura; comportamento vs atitudes; valores; interculturalidade; estereótipos; inclusão; cultura e norma; choque cultural, etnocentrismo vs relativismo cultural, coeficiente cultural, empatia, emoções e liderança.
Foi pedido aos professores participantes que encontrassem um desafio na sua escola relacionado com o tema da interculturalidade, de modo a ser analisado ao longo do curso. Na nossa escola ainda não assistimos a um grande impacto e diversidade cultural, no entanto sabemos que temos alunos com vivências externas diferentes e que isso pode influenciar a sua postura dentro e fora da sala de aula, podendo condicionar o ambiente de aprendizagem e ter impacto no processo ensino aprendizagem.
Os objetivos do curso foram: identificar barreiras de comunicação intercultural e formas de superá-las; refletir sobre a importância de fomentar a inclusão e a diversidade na sala de aula; reduzir preconceitos e estereótipos; dominar técnicas para melhorar a comunicação entre culturas e aumentar a consciência cultural dos alunos.
A docente propõe que a disseminação das aprendizagens seja realizada através de workshop de partilha. Em contexto de sala de aula, os docentes poderão implementar algumas das atividades com os alunos, que foram realizadas durante o curso. Caso este ano seja diretora de turma, a disseminação passa pela minha ação junto dos alunos. Será uma mais-valia para os docentes, pois apela à reflexão e consciencialização da necessidade de promover uma comunicação intercultural, num ambiente seguro, evitando barreiras e conflitos. Podem explorar exercícios práticos sobre comunicação intercultural, evitando estereótipos e preconceitos entre alunos de diferentes meios. Para os alunos será importante ajudá-los a tomar consciência da importância da diversidade e inclusão.
A docente partilha o seguinte link que evidencia o trabalho desenvolvido ao longo desta semana:
https://padlet.com/saramartins11/eramus-roma-2023-1drmwzxd3eojpdl9
Participante: Helena Ramos
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2022-1-PT01-KA121-SCH-000061742