ICT: Cultivating Diversity and Inclusion

No âmbito do projeto Erasmus KA1, integrado na EuroPass Teacher Academy, a docente Helena Ramos participou no curso “Cultivating Diversity and Inclusion”, entre os dias 07 e 12 de agosto de 2023, com a duração de 30 horas, em Roma. O curso foi ministrado pela formadora Olga Plyaskina e as aulas decorreram na Oficina Fotográfica de Roma, onde atualmente se realizam formações e exposições de fotografia.

No primeiro dia, a formadora fez uma breve apresentação do curso, foram realizadas dinâmicas de quebra-gelo e cada professor fez a sua apresentação e uma apresentação do seu país. A turma era constituída por 10 elementos que representavam os seguintes países da União Europeia: Portugal (1), Espanha (1), Eslovénia (1), Alemanha (1), Chéquia (1), e Roménia (5). Os professores participantes demonstraram interesse sobre o Projeto Educativo da nossa Escola e ficaram surpreendidos com o calendário escolar (4 períodos) e com o funcionamento da agregação das disciplinas (RIC e PIC).

Ao longo das sessões, a formadora foi abordando os conteúdos através de atividades/exercícios em pequenos grupos, de envolvimento e partilha pessoal dos formandos. Os conteúdos abordados durante a semana focaram-se essencialmente em temas como:  cultura; comportamento vs atitudes; valores; interculturalidade; estereótipos; inclusão; cultura e norma; choque cultural, etnocentrismo vs relativismo cultural, coeficiente cultural, empatia, emoções e liderança.

Foi pedido aos professores participantes que encontrassem um desafio na sua escola relacionado com o tema da interculturalidade, de modo a ser analisado ao longo do curso. Na nossa escola ainda não assistimos a um grande impacto e diversidade cultural, no entanto sabemos que temos alunos com vivências externas diferentes e que isso pode influenciar a sua postura dentro e fora da sala de aula, podendo condicionar o ambiente de aprendizagem e ter impacto no processo ensino aprendizagem.

Os objetivos do curso foram: identificar barreiras de comunicação intercultural e formas de superá-las; refletir sobre a importância de fomentar a inclusão e a diversidade na sala de aula; reduzir preconceitos e estereótipos; dominar técnicas para melhorar a comunicação entre culturas e aumentar a consciência cultural dos alunos.
A docente propõe que a disseminação das aprendizagens seja realizada através de workshop de partilha. Em contexto de sala de aula, os docentes poderão implementar algumas das atividades com os alunos, que foram realizadas durante o curso. Caso este ano seja diretora de turma, a disseminação passa pela minha ação junto dos alunos. Será uma mais-valia para os docentes, pois apela à reflexão e consciencialização da necessidade de promover uma comunicação intercultural, num ambiente seguro, evitando barreiras e conflitos. Podem explorar exercícios práticos sobre comunicação intercultural, evitando estereótipos e preconceitos entre alunos de diferentes meios. Para os alunos será importante ajudá-los a tomar consciência da importância da diversidade e inclusão.

A docente partilha o seguinte link que evidencia o trabalho desenvolvido ao longo desta semana:

https://padlet.com/saramartins11/eramus-roma-2023-1drmwzxd3eojpdl9

Participante: Helena Ramos


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2022-1-PT01-KA121-SCH-000061742

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.