Entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2024, a cidade de Amesterdão foi palco do curso “Deep Democracy – How to Manage Conflicts Building a Strong Classroom Culture”, organizado pela Europass Teachers Academy, no âmbito do programa Erasmus +. Este foi ministrado pela professora Nastajja Canello e contou com a participação de diversos educadores, incluindo Maria José Valentim da Rocha Coelho, professora do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes.
O curso abordou a complexidade crescente das condições de vida atuais e a polarização da sociedade, que trazem mais desafios e conflitos para o ambiente escolar. Através do Método Lewis de Deep Democracy, criado na África do Sul durante a transição do Apartheid para a Democracia, os participantes aprenderam técnicas eficazes para moderar e resolver conflitos, promovendo uma cultura de sala de aula forte e positiva. Além disso, foi apresentado e trabalhado o “The OSCAR Method”, uma técnica bastante eficaz para a resolução de conflitos e facilitar a comunicação.
O curso teve como objetivos:
- Gerenciar Conflitos: Ensinar métodos para dar voz às diferentes necessidades presentes na sala de aula e moderar seus contrastes;
- Construir Relações Positivas: Ajudar os alunos a entenderem-se uns aos outros, mostrando empatia e respeito;
- Criar um Ambiente de Aprendizagem Pacífico: Estabelecer regras de segurança apropriadas e promover um ambiente onde todos se sintam ouvidos e respeitados.
Os participantes também realizaram de uma série de atividades práticas, como quebra-gelos, exercícios para construção do espírito de equipa, ferramentas de gestão de sala de aula e jogos de dinâmica de grupo. Essas atividades foram projetadas para serem implementadas em diferentes partes das aulas, ajudando a criar um ambiente de aprendizagem mais harmonioso e cooperativo.
No final do curso, os educadores sentiram-se mais confiantes para intervir em conflitos e geri-los de modo a desbloquear o potencial nas salas de aula. O curso não apenas forneceu ferramentas práticas, mas também uma nova perspetiva sobre como os conflitos podem ser uma oportunidade para o crescimento pessoal e relacional.
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854 CONTRATO FINANCEIRO N.º 2024-1-PT01-KA121-SCH-000212727