ICT: Deep Democracy – How to Manage Conflicts

Entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2024, a cidade de Amesterdão foi palco do curso “Deep Democracy – How to Manage Conflicts Building a Strong Classroom Culture”, organizado pela Europass Teachers Academy, no âmbito do programa Erasmus +. Este foi ministrado pela professora Nastajja Canello e contou com a participação de diversos educadores, incluindo Maria José Valentim da Rocha Coelho, professora do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes.

O curso abordou a complexidade crescente das condições de vida atuais e a polarização da sociedade, que trazem mais desafios e conflitos para o ambiente escolar. Através do Método Lewis de Deep Democracy, criado na África do Sul durante a transição do Apartheid para a Democracia, os participantes aprenderam técnicas eficazes para moderar e resolver conflitos, promovendo uma cultura de sala de aula forte e positiva. Além disso, foi apresentado e trabalhado o “The OSCAR Method”, uma técnica bastante eficaz para a resolução de conflitos e facilitar a comunicação.

O curso teve como objetivos:

  • Gerenciar Conflitos: Ensinar métodos para dar voz às diferentes necessidades presentes na sala de aula e moderar seus contrastes;
  • Construir Relações Positivas: Ajudar os alunos a entenderem-se uns aos outros, mostrando empatia e respeito;
  • Criar um Ambiente de Aprendizagem Pacífico: Estabelecer regras de segurança apropriadas e promover um ambiente onde todos se sintam ouvidos e respeitados.

Os participantes também realizaram de uma série de atividades práticas, como quebra-gelos, exercícios para construção do espírito de equipa, ferramentas de gestão de sala de aula e jogos de dinâmica de grupo. Essas atividades foram projetadas para serem implementadas em diferentes partes das aulas, ajudando a criar um ambiente de aprendizagem mais harmonioso e cooperativo.

No final do curso, os educadores sentiram-se mais confiantes para intervir em conflitos e geri-los de modo a desbloquear o potencial nas salas de aula. O curso não apenas forneceu ferramentas práticas, mas também uma nova perspetiva sobre como os conflitos podem ser uma oportunidade para o crescimento pessoal e relacional.

→PADLET


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º 2024-1-PT01-KA121-SCH-000212727

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.