ICT: Digital Storytelling: Apps and Software for creative writing

No âmbito da Acreditação Erasmus+  do Agrupamento de Cristelo, a docente Maria de Lurdes Rocha de Sá frequentou o curso “Digital Storytelling: Apps and Software for Creative Writing” que decorreu entre os dias 29 de junho e o dia 6 de julho, em Barcelona. Neste curso estiveram presentes professores de escolas dos seguintes países: Portugal, Hungria, Croácia, Itália e Roménia. Esta diversidade de nacionalidades possibilitou-nos ter alguma perceção dos diferentes sistemas educativos de cada país e a criação de um vínculo de amizade que permitirá construir uma rede para a futura cooperação internacional. As temáticas abordadas ao longo da semana foram as seguintes:

Dia 1 – Introdução ao curso e Digital Storytelling

  • Introdução ao curso, à escola e às atividades externas da semana;
  • Atividades quebra-gelo;
  • Apresentações das escolas dos participantes;
  • Introdução à educação preparada para o futuro, narrativa digital e 4Cs;
  • Importância da narrativa digital no ensino dos 4Cs (Pensamento Crítico, Comunicação, Colaboração, Criatividade);
  • Usos educacionais da narrativa digital.

Dia 2 – Compreendendo a narrativa digital educacional e a elaboração de histórias

  • Processo Educacional de Contação de Histórias Digitais: Elementos de uma história convincente;
  • Brainstorming e elaboração de uma narrativa para fins educacionais;
  • Mapeamento de histórias para assuntos e objetivos de aprendizagem;
  • Prática orientada: Escrever uma história (roteiro de 300 palavras) relacionada a disciplinas individuais de ensino.
  • Visita guiada ao “Bairro da Gràcia”.

No final do dia foi-nos proporcionada uma visita guiada ao Bairro da Gràcia. É importante saber que a Gràcia foi um município independente até o final do século XIX. Em 1897 foi anexado a Barcelona e passou a ser um bairro a mais da cidade. Gràcia é um bairro para todos os que têm como filosofia de vida, aproveitar a vida. Durante o dia, os vizinhos jogam partidas de dominó, as crianças brincam em piscinas de plástico e uma vasta programação é oferecida em cada rua. À noite, as ruas e as praças de Gràcia transformam-se num grande concerto de música para todos os gostos.

Dia 3 – Introdução à narrativa visual e storyboard

  • Linguagem visual e teoria da fotografia para iniciantes;
  • Explorar diversas ferramentas e métodos de criação de elementos visuais (imagens, gráficos, vídeos) para histórias;
  • Introdução ao Creative Commons e Direitos Autorais;
  • Prática guiada: Reúna seu material livre de direitos autorais online (fotos e vídeos) e faça seu storyboard.

Dia 4 – Introdução às técnicas de gravação

  • Visão geral de ferramentas e equipamentos para gravação de histórias digitais;
  • Técnicas para dublagens, narração e gravação de áudio eficazes;
  • O poder do som e da música no Digital Storytelling;
  • Prática guiada: Grave a narração da sua história digital e encontre uma peça musical online para a sua história digital.

Dia 5 – Editando e compartilhando sua história digital

  • Introdução à edição de vídeo e visão geral do software de edição selecionado;
  • Noções básicas de edição: corte, efeitos e transições;
  • Prática guiada: Editando suas histórias digitais;
  • Triagem em grupo de histórias e revisão por pares.
  • Visita ao Museu Nacional D’ Arte de Catalunya

 O Museu Nacional d’Art de Catalunya, também conhecido pela sua sigla MNAC, é um museu situado no Palácio Nacional, na colina de Montjuïc, na cidade de Barcelona.

A sua missão é preservar e expor a sua coleção de arte catalã, uma das mais importantes do mundo, e mostrá-la na sua totalidade, a partir do românico até o presente.

Dia 6 – Encerramento do curso e atividades culturais

  • Avaliação do curso: resumo das competências adquiridas, feedback e discussão;
  • Atribuição do Certificado de Frequência do curso;

→DIÁRIO – BOOKCREATOR

O curso “Digital Storytelling: Apps and Softwares for Creative Writing” aborda várias habilidades e conhecimentos relacionados com a criação de histórias digitais usando diversas ferramentas e aplicações. Realizaram-se, ao longo do curso, Técnicas de storytelling aplicadas ao meio digital; familiarização com diferentes ferramentas e softwares específicos para a criação de histórias digitais, como apps de escrita criativa, edição de vídeo, criação de animações e plataformas de publicação digital. Efetuou-se trabalho colaborativo sobre como usar essas ferramentas; Integração de elementos multimédia (imagens, áudio, vídeo, animação) para enriquecer a narrativa. Criação de histórias interativas que envolvem o público de formas inovadoras e ainda técnicas para rever e aprimorar as histórias com base em feedbacks. Para além das aprendizagens efetuadas em sala de aula, trabalho prático e colaborativo, realizou-se um passeio ao Bairro de Grácia. O bairro de Gràcia fica a apenas uma paragem de Metro do Passeig de Gràcia, mas parece ser um mundo completamente diferente. Efetuou-se uma visita ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, onde tivemos oportunidade de “usar” a arte, as aplicações digitais, trabalho colaborativo e a criatividade.

Participar do curso “Digital Storytelling: Apps and Softwares for Creative Writing” ofereceu-me uma série de aprendizagens valiosas para serem aplicadas tanto em contexto educativo como em contexto profissional. Fiquei a conhecer uma variedade de Apps e softwares dedicados à criação de histórias digitais, como ferramentas de escrita criativa, edição de vídeo e áudio, criação de animações e plataformas de publicação. Desenvolvi habilidades práticas para usar essas ferramentas de maneira eficaz, desde a formatação de textos até a edição de multimédia; adquiri técnicas para gerar e desenvolver ideias criativas de maneira colaborativa e individual; aprendi sobre como incorporar elementos visuais, sonoros e interativos nas histórias para criar uma experiência mais rica e envolvente e ainda o trabalho colaborativo, experiência em trabalhar em projetos de storytelling em grupo, aprendendo a colaborar efetivamente com outros colegas professores, de outros países, com outras culturas e experiências, com diferentes idades, que lecionam disciplinas e níveis de ensino diferentes do meu. Sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora.

A experiência de estudar noutro país ajuda a desenvolver habilidades importantes, como autonomia, adaptabilidade, e resolução de problemas; a prática diária de um novo idioma leva a um maior nível de fluência e confiança na comunicação; a exposição a diferentes culturas promove uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural; o programa facilita a criação de parcerias estratégicas e colaboração entre instituições educacionais; a exposição a diferentes abordagens e métodos de trabalho pode inspirar a criação de novos projetos e iniciativas, assim como ao desenvolvimento de novos programas de estudo e pesquisa colaborativa. Participar do programa Erasmus+ foi uma oportunidade única que me proporcionou um conjunto diversificado de regalias que vão desde o desenvolvimento académico e profissional até o crescimento pessoal e cultural.


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2023-1-PT01-KA121-SCH-000120467

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.