No âmbito da Acreditação Erasmus+ do Agrupamento de Cristelo, a docente Maria de Lurdes Rocha de Sá frequentou o curso “Digital Storytelling: Apps and Software for Creative Writing” que decorreu entre os dias 29 de junho e o dia 6 de julho, em Barcelona. Neste curso estiveram presentes professores de escolas dos seguintes países: Portugal, Hungria, Croácia, Itália e Roménia. Esta diversidade de nacionalidades possibilitou-nos ter alguma perceção dos diferentes sistemas educativos de cada país e a criação de um vínculo de amizade que permitirá construir uma rede para a futura cooperação internacional. As temáticas abordadas ao longo da semana foram as seguintes:
Dia 1 – Introdução ao curso e Digital Storytelling
- Introdução ao curso, à escola e às atividades externas da semana;
- Atividades quebra-gelo;
- Apresentações das escolas dos participantes;
- Introdução à educação preparada para o futuro, narrativa digital e 4Cs;
- Importância da narrativa digital no ensino dos 4Cs (Pensamento Crítico, Comunicação, Colaboração, Criatividade);
- Usos educacionais da narrativa digital.
Dia 2 – Compreendendo a narrativa digital educacional e a elaboração de histórias
- Processo Educacional de Contação de Histórias Digitais: Elementos de uma história convincente;
- Brainstorming e elaboração de uma narrativa para fins educacionais;
- Mapeamento de histórias para assuntos e objetivos de aprendizagem;
- Prática orientada: Escrever uma história (roteiro de 300 palavras) relacionada a disciplinas individuais de ensino.
- Visita guiada ao “Bairro da Gràcia”.
No final do dia foi-nos proporcionada uma visita guiada ao Bairro da Gràcia. É importante saber que a Gràcia foi um município independente até o final do século XIX. Em 1897 foi anexado a Barcelona e passou a ser um bairro a mais da cidade. Gràcia é um bairro para todos os que têm como filosofia de vida, aproveitar a vida. Durante o dia, os vizinhos jogam partidas de dominó, as crianças brincam em piscinas de plástico e uma vasta programação é oferecida em cada rua. À noite, as ruas e as praças de Gràcia transformam-se num grande concerto de música para todos os gostos.
Dia 3 – Introdução à narrativa visual e storyboard
- Linguagem visual e teoria da fotografia para iniciantes;
- Explorar diversas ferramentas e métodos de criação de elementos visuais (imagens, gráficos, vídeos) para histórias;
- Introdução ao Creative Commons e Direitos Autorais;
- Prática guiada: Reúna seu material livre de direitos autorais online (fotos e vídeos) e faça seu storyboard.
Dia 4 – Introdução às técnicas de gravação
- Visão geral de ferramentas e equipamentos para gravação de histórias digitais;
- Técnicas para dublagens, narração e gravação de áudio eficazes;
- O poder do som e da música no Digital Storytelling;
- Prática guiada: Grave a narração da sua história digital e encontre uma peça musical online para a sua história digital.
Dia 5 – Editando e compartilhando sua história digital
- Introdução à edição de vídeo e visão geral do software de edição selecionado;
- Noções básicas de edição: corte, efeitos e transições;
- Prática guiada: Editando suas histórias digitais;
- Triagem em grupo de histórias e revisão por pares.
- Visita ao Museu Nacional D’ Arte de Catalunya
O Museu Nacional d’Art de Catalunya, também conhecido pela sua sigla MNAC, é um museu situado no Palácio Nacional, na colina de Montjuïc, na cidade de Barcelona.
A sua missão é preservar e expor a sua coleção de arte catalã, uma das mais importantes do mundo, e mostrá-la na sua totalidade, a partir do românico até o presente.
Dia 6 – Encerramento do curso e atividades culturais
- Avaliação do curso: resumo das competências adquiridas, feedback e discussão;
- Atribuição do Certificado de Frequência do curso;
O curso “Digital Storytelling: Apps and Softwares for Creative Writing” aborda várias habilidades e conhecimentos relacionados com a criação de histórias digitais usando diversas ferramentas e aplicações. Realizaram-se, ao longo do curso, Técnicas de storytelling aplicadas ao meio digital; familiarização com diferentes ferramentas e softwares específicos para a criação de histórias digitais, como apps de escrita criativa, edição de vídeo, criação de animações e plataformas de publicação digital. Efetuou-se trabalho colaborativo sobre como usar essas ferramentas; Integração de elementos multimédia (imagens, áudio, vídeo, animação) para enriquecer a narrativa. Criação de histórias interativas que envolvem o público de formas inovadoras e ainda técnicas para rever e aprimorar as histórias com base em feedbacks. Para além das aprendizagens efetuadas em sala de aula, trabalho prático e colaborativo, realizou-se um passeio ao Bairro de Grácia. O bairro de Gràcia fica a apenas uma paragem de Metro do Passeig de Gràcia, mas parece ser um mundo completamente diferente. Efetuou-se uma visita ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, onde tivemos oportunidade de “usar” a arte, as aplicações digitais, trabalho colaborativo e a criatividade.
Participar do curso “Digital Storytelling: Apps and Softwares for Creative Writing” ofereceu-me uma série de aprendizagens valiosas para serem aplicadas tanto em contexto educativo como em contexto profissional. Fiquei a conhecer uma variedade de Apps e softwares dedicados à criação de histórias digitais, como ferramentas de escrita criativa, edição de vídeo e áudio, criação de animações e plataformas de publicação. Desenvolvi habilidades práticas para usar essas ferramentas de maneira eficaz, desde a formatação de textos até a edição de multimédia; adquiri técnicas para gerar e desenvolver ideias criativas de maneira colaborativa e individual; aprendi sobre como incorporar elementos visuais, sonoros e interativos nas histórias para criar uma experiência mais rica e envolvente e ainda o trabalho colaborativo, experiência em trabalhar em projetos de storytelling em grupo, aprendendo a colaborar efetivamente com outros colegas professores, de outros países, com outras culturas e experiências, com diferentes idades, que lecionam disciplinas e níveis de ensino diferentes do meu. Sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora.
A experiência de estudar noutro país ajuda a desenvolver habilidades importantes, como autonomia, adaptabilidade, e resolução de problemas; a prática diária de um novo idioma leva a um maior nível de fluência e confiança na comunicação; a exposição a diferentes culturas promove uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural; o programa facilita a criação de parcerias estratégicas e colaboração entre instituições educacionais; a exposição a diferentes abordagens e métodos de trabalho pode inspirar a criação de novos projetos e iniciativas, assim como ao desenvolvimento de novos programas de estudo e pesquisa colaborativa. Participar do programa Erasmus+ foi uma oportunidade única que me proporcionou um conjunto diversificado de regalias que vão desde o desenvolvimento académico e profissional até o crescimento pessoal e cultural.
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854 CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2023-1-PT01-KA121-SCH-000120467