ICT: Integrating AI in the Classroom with Critical Thinking

Entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2024, um grupo diversificado de professores de várias partes do mundo, incluindo a professora Paula Marques do Agrupamento de Escolas de Cristelo, reuniu-se em Amsterdão para participar num curso de formação Erasmus+ intitulado “Integrating AI in Classroom with Critical Thinking”, ministrado pela professora Cecília Iris Baldo, Teacher Trainer in Amsterdam, Europass Teacher Academy. Entre os participantes estiveram professores da Hungria, Espanha, Estados Unidos, África do Sul e Grécia, com o objetivo de explorar e implementar a inteligência artificial (IA) no ambiente educacional, promovendo o pensamento crítico entre os alunos.

Durante os seis dias de formação os participantes envolveram-se em várias atividades práticas e colaborativas, projetadas para promover o uso crítico e eficaz da IA em sala de aula, destacando-se: Try Out Prompts, que possibilitou experimentar diferentes tipos de prompts de IA, testando e ajustando, para perceber como os alunos podem interagir com as ferramentas de IA e como formular perguntas que incentivem respostas criativas e analíticas por parte dos estudantes; Think, Pair, Share, esta atividade incentivou os educadores a refletirem individualmente sobre o uso da IA, seguindo-se a discussão em pares e, finalmente, a partilha das ideias com o grupo maior. Esta abordagem colaborativa facilitou a troca de experiências e a geração de novas ideias. Estas ferramentas podem ser usadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

O curso também explorou várias ideias e teorias que fundamentam o uso da IA na educação, com um foco particular no Modelo ACO (Ask, Clarify, Optimize) para Prompting. Este modelo fornece uma estrutura para criar prompts eficazes que incentivam os alunos a pensar criticamente e a resolver problemas de maneira criativa. Ao perguntar (Ask), esclarecer (Clarify) e otimizar (Optimize), os professores podem criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo de acordo com a disciplina que lecionam. As prompts eficazes guiam os alunos a pensar criticamente e a aprofundar a compreensão dos temas estudados.

Os professores também tiveram a oportunidade de explorar várias ferramentas de IA que podem ser integradas nas suas práticas pedagógicas a destacar: Magic school, Invideo, Canva, Copilot, Chatgpt. Foi ainda, analisada e discutida a integração da IA na educação, alinhada com os princípios da Bloom’s Taxonomy. A IA tem o potencial de transformar a maneira como ensinamos e aprendemos. Ao personalizar a aprendizagem, fornecer feedback imediato e criar oportunidades para a aplicação prática e a criatividade, a IA pode ajudar a desenvolver habilidades cognitivas em todos os níveis da taxonomia, preparando melhor os alunos para os desafios do século XXI. Com o uso consciente e ético dessas tecnologias, podemos criar um ambiente educacional mais eficaz, inclusivo e inspirador.

Após a frequência do curso considero que a combinação de atividades práticas, discussão de teorias inovadoras e exploração de ferramentas de IA proporcionou aos professores novas competências e conhecimentos para integrar a inteligência artificial nas salas de aula de maneira crítica e eficaz. Este evento não só fortaleceu a colaboração internacional entre educadores, mas também contribuiu para formar os professores para liderar a próxima geração de alunos num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.


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Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º 2024-1-PT01-KA121-SCH-000212727

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