Entre os dias 24 e 29 de julho de 2023, as docentes Ivone Costa e Paula Leal participaram num curso com a duração de 30 horas, em Paris, integrado na EuroPass Teacher Academy, projeto Erasmus KA1, ministrado pelo formador Pietro Antichi. O grupo de formandos era constituído por 12 elementos que representavam os seguintes países da União Europeia: Portugal (2), Espanha (1), Itália (5), Chéquia (1), Alemanha (2) e Roménia (1).
Ao longo das sessões, o formador optou por diversificar as abordagens às temáticas, realizando atividades de envolvimento, trabalho colaborativo e de partilha em pequenos grupos, com muita interação e diálogo sobre as propostas apresentadas no Padlet criado para o devido efeito. No primeiro dia, foi realizada uma apresentação de cada país participante com especial incidência no Projeto Educativo da escola. De salientar, a curiosidade manifestada pelo grupo no que respeita às particularidades do nosso agrupamento, nomeadamente o calendário escolar, a agregação das disciplinas (RIC) e o sistema de avaliação.
As temáticas abordadas ao longo da semana focaram-se na metodologia de aprendizagem baseada em projeto (Project Based Learning – PBL). Ficamos a conhecer de uma forma mais aprofundada as etapas desta metodologia de trabalho que deverá ter como ponto de partida ou foco/desafio uma “Driving Question” seguindo as etapas apresentadas no modelo disponibilizado pelo formador. Divididos em pares, os participantes tiveram de criar um PBL, onde colocaram em prática as aprendizagens desenvolvidas ao longo da semana, fazendo, na última sessão de trabalho, a apresentação do mesmo ao grupo. Cada par apresentou temáticas muito diversificadas, mas todas elas muito enriquecedoras e que poderão ser dinamizadas com os nossos alunos.
As sessões extravasaram o espaço da formação e realizaram-se noutros locais tornando as aprendizagens efetivas e significativas. Houve a oportunidade de realizar trabalho colaborativo em espaços exteriores e interiores, como jardins e museus. De destacar as atividades dinamizadas nestes ambientes que permitiram criar um maior sentido de pertença ao grupo, estimular para a criatividade e a motivação para explorar novas metodologias de trabalho e aplicações/recursos interativos em museus. A visita ao Museu Carnavalet teve como propósito a exploração em grupo do recurso digital/app Flip_”Storytelling at Carnavalet Museum”. Através desta aplicação, cada grupo tinha de criar um vídeo sobre uma obra de arte que dentro da temática atribuída (Revolução Francesa, Século XVIII, Século XIX e Século XX até à atualidade), lhes teria despertado a atenção. No Petit Palais foi dinamizada a atividade “Petit Palais & Critical Thinking”, na qual cada um teve de escolher uma obra de arte que tivesse captado a sua atenção e posteriormente responder a um questionário sobre a mesma.
Por último, no Museu de Arte Moderna, com recurso à ferramenta/app Goosechase, os grupos de trabalho tiveram de a oportunidade de explorar o museu realizando uma caça ao tesouro, tendo de cumprir um conjunto de tarefas bastante divertidas e pedagógicas simultaneamente. Neste curso, os participantes aprenderam como podem construir e implementar estratégias de PBL na sala de aula, bem como incorporar atividades de exploração de museus e de arquivos digitais em projetos de trabalho colaborativo e de aprendizagem criativa. Também possibilitou conhecer novas formas de organizar e explorar visitas culturais, tornando-as mais motivadoras e imersivas para os alunos, através do PBL. Reconhecemos a importância deste curso para a aproximação de culturas, divulgação de diversidades, bem como para a oportunidade que tivemos de explorar espaços culturais fora do âmbito do curso.
As docentes manifestam intenção de disseminar as aprendizagens obtidas através de workshops de partilha e também em contexto de sala de aula com as respetivas turmas. O conhecimento adquirido poderá afigurar-se uma mais-valia para a organização de visitas de estudo a espaços culturais com a partilha de ferramentas e recursos digitais. Partilhamos ainda os seguintes links que evidenciam o trabalho desenvolvido ao longo desta semana:
- https://padlet.com/paulabarleal/pbl-in-museums-and-cultural-heritage-sites-hn3fs23pej03cosp
- https://padlet.com/EUROPASS22/project-based-learning-in-museums-and-cultural-heritage-site-kbj7c9hdn30tjjg3
Participantes: Ivone Costa e Paula Leal
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2022-1-PT01-KA121-SCH-000061742