A transformação digital está a revolucionar todos os setores, e a educação não é exceção. Com o advento da inteligência artificial (IA), surgem novas oportunidades e desafios para os educadores. Entre 22 e 26 de julho, participei no curso Erasmus+ Teaching in the AI Age, organizado pelo ITC – International Training Center, que decorreu na Czech Technical University em Praga na Republica Checa e visou capacitar os cerca de 30 professores participantes oriundos de vários países europeus, nomeadamente da Alemanha, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Itália, Países Baixos, Suécia e Turquia, na utilização e integração eficaz da IA nas práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais inovadora e inclusiva. O curso estruturado em 13 módulos, permitiu-nos abranger um conjunto variado de áreas a explorar, tornando-o abrangente e muito completo, dos quais saliento os seguintes tópicos:
Compreensão equilibrada da IA: Ao obter uma compreensão equilibrada das complexidades da IA e desmistificar os mitos associados à IA, foi importante e proporcionou um entendimento claro das suas aplicações práticas no mundo real, independentemente da posição inicial ou nível de especialização dos participantes, pois o formador procurou sempre garantir que todos acompanhassem e pudessem adquirir conhecimentos sólidos sobre o papel da IA na educação.
Mudanças atitudinais: Um dos grandes desafios na adoção da IA é a mudança de mentalidade. Durante o curso foi possível explorar estratégias eficazes para potenciar as mudanças de mentalidade entre professores e alunos, transformando alguma hesitação inicial em envolvimento construtivo, utilizando ferramentas de IA de forma positiva e produtiva.
Fundamentação ética e desafios da IA: A utilização ética da IA foi um tema central na formação, compreendendo as considerações éticas associadas ao uso da IA, incluindo questões relacionadas com a privacidade de dados e o plágio gerado por IA. Este conhecimento é crucial para garantir que a integração da IA nas práticas educativas seja responsável e segura.
Proficiência em ferramentas de IA: Durante o curso, desenvolvi ainda mais os meus conhecimentos pela experiência prática com uma variedade de ferramentas de IA focadas em conteúdos textuais e visuais, para fazer escolhas informadas sobre as ferramentas mais adequadas para o trabalho em sala de aula, melhorando a eficácia do ensino e a aprendizagem dos estudantes, com especial enfoque em diversas plataformas que utilizam a base tecnológica da Open AI, mas também Google e Microsoft.
Integração estratégica: Uma das competências-chave desenvolvidas nestes dias de formação foi a capacidade de integrar a IA de forma harmoniosa no currículo existente, aprendendo a utilizar a IA para aumentar o envolvimento dos alunos e melhorar os resultados de aprendizagem, tornando o processo educativo mais dinâmico e interativo.
Promoção do pensamento crítico: A formação também se focou muito na promoção do pensamento crítico, ao adquirir métodos para usar ferramentas de IA que incentivam a aprendizagem autónoma entre os alunos, contrariando preocupações sobre a potencial preguiça intelectual gerada pela IA.
Criação de recursos educativos e apoio à educação inclusiva: Gerar conteúdos educativos assistidos por IA, desde planos de aula até atividades interativas, esta capacidade de criar recursos diversificados enriquece o ambiente de aprendizagem e facilita a adaptação a diferentes estilos e necessidades de aprendizagem. A IA oferece vantagens únicas no âmbito da educação especial e pode ser utilizada para criar planos de aprendizagem individuais, oferecendo apoio personalizado e eficaz para alunos com diferentes necessidades.
Colaboração transcultural: Durante o curso, para além dos conteúdos específicos da formação, também promoveu a colaboração transcultural entre colegas de vários países da União Europeia, o que enriqueceu a experiência de aprendizagem e permitiu a partilha de melhores práticas, promovendo uma educação mais diversificada e inclusiva.
Aperfeiçoamento da língua e comunicação: Por fim, as participações nestes cursos são muito importantes para aperfeiçoar as suas competências de comunicação, ampliar o vocabulário profissional e contribuir para a diversidade linguística no panorama educacional da UE. Esta competência é fundamental para uma comunicação eficaz e para a criação de um ambiente educativo inclusivo e multicultural.
Professor Manuel Lourenço
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854 CONTRATO FINANCEIRO N.º 2024-1-PT01-KA121-SCH-000212727