O que é o INCLUD-ED?
Projeto de pesquisa, coordenado pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades (CREA) da Universidade de Barcelona, para identificar Atuações de Êxito que contribuem para superar o fracasso e a evasão escolar, bem como superar o risco associado de exclusão em outras áreas como emprego, saúde, habitação e participação política.
Os resultados obtidos pela pesquisa INCLUD-ED foram:
• Identificação de Atuações Educativas de Êxito (AEEs) e Atuações Integrativas de Êxito (AIEs) envolvendo outras áreas sociais – emprego, habitação, saúde e participação social e política – que estão promovendo a inclusão através da incorporação de Atuações Educativas de Êxito.
• Identificação de Atuações Educativas de Êxito que ajudam a superar o fracasso escolar: agrupamento heterogêneo com a reorganização de recursos humanos existentes, ampliação do tempo de aprendizagem, e certos tipos de educação de familiares e da comunidade.
• Identificação de tipos bem sucedidos de participação de familiares e da comunidade como recurso potencial significativo para a melhora de inclusão educacional e social.
• Coleta de evidências que demonstram que essas Atuações Educativas de Êxito podem ser recriadas em qualquer contexto para apoiar o êxito das escolas.
MÓDULOS DE FORMAÇÃO (pode consultar aqui)
- INTRODUÇÃO E BASES CIENTÍFICAS DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
- A APRENDIZAGEM DIALÓGICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
- TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
- O VOLUNTARIADO
- MULTICULTURALIDADE EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
- GRUPOS INTERATIVOS
- TERTÚLIAS DIALÓGICAS
- PARTICIPAÇÃO EDUCATIVA DA COMUNIDADE
- FORMAÇÃO DE FAMILIARES E FORMAÇÃO DIALÓGICA DO PROFESSORADO
- MODELO DIALÓGICO DE PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS