Job Shadowing Activity – Granada

No âmbito do programa Erasmus+ Learning Mobility of Individuals , decorreu a mobilidade de job shadowing entre os dias 27 a 31 de março de 2023 na escola Divino Maestro Fundación em Baza, Granada, Espanha.

Ao longo dos dias, foi-me permitido acompanhar algumas práticas letivas a fim de conhecer a resposta educativa da escola no que diz respeito a metodologias ativas ou ainda quanto à inclusão.

Assim, tive a oportunidade de observar como a metodologia Project Based Learning (PBL) foi implementada desde muito tenra idade com crianças de três, quatro ou cinco anos de idade. Como exemplo e explorando a temática da pré-história, os meninos tinham que se projetar na época e foi-lhes solicitado que se desenhassem a si próprios e que acrescentassem algumas roupas como se tivessem vivido naquela época. Depois, construíram uma espécie de caverna que foi identificada como a sua casa e também etiquetaram os alimentos que teriam comido. Desta forma, os conteúdos de várias disciplinas foram trabalhados de uma forma transversal.  Com uma turma diferente, as crianças teriam de circular por quatro estações onde realizariam atividades distintas – só podiam circular depois de concluírem a anterior.

Com os alunos mais velhos, pude observar diferentes experiências de Física e Química realizadas pelos alunos do secundário que foram sempre explicadas em Inglês:

  • ADN de uma banana;
  • Experiência de eletricidade estática em balões;
  • Simulação da erupção de um vulcão.

Também tive a oportunidade de observar e participar numa atividade de TIC – mais especificamente uma atividade de robótica onde foi visível a colaboração entre alunos, o raciocínio lógico ou ainda o Critical Thinking . Desta forma, os alunos conseguem ampliar os seus conhecimentos e competências e estarem mais preparados para o futuro. Nestes cenários de aprendizagem, o professor deixa de ser o “protagonista” e os alunos utilizam as técnicas de “Learning by doing”.

Como disse o famoso matemático e filósofo Blaise Pascal, “Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.”

A professora Natalina Nogueira, docente de Inglês, EBS de Cristelo


Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ ACREDITAÇÃO
Ação Chave I – n.º 2020-1-PT01-KA120-SCH-094854
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2022-1-PT01-KA121-SCH-000061742

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.