Jobshadowing: Metodologias de Sala de Aula

Na semana de 20 a 24 de novembro de 2023, recebemos em Jobshadowing, uma vez mais no nosso Agrupamento, duas docentes proveniente da Finlândia e uma de França. Procuramos proporcionar às participantes a oportunidade de observar e interagir com professores da Escola Básica e Secundária de Cristelo no seu trabalho diário.
Das atividades observadas fizeram parte RIC, Busking (artes), Aula de movimento, do Curso Básico de Teatro, Matemática 9ºano, Inglês (grupos interativos), Educação Física 10ºB, Mindfulness na turma do 6ºB, Tertúlias dialógicas Literárias, no 5ºD e 4ºDA e atividades de Creative Problem Solving. Para além destas, também puderam participar na atividade UBUNTU, dinamizada pelos Alunos do 9ºC que participaram neste Projeto com a colaboração da turma do 6ºA.

Foi também feita uma apresentação sobre o Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), em especial enfoque no Projeto-piloto Manuais Digitais e diversas aplicações relacionadas com inteligência artificial, especialmente nos desafios que esta vai trazer às escolas, considerando pertinente e muito interessante. Para além da observação, também apresentaram numa turma de 7ºano as práticas desenvolvidas nas suas Escolas.
As Docentes referiram que a semana foi muito agradável, com excelentes atividades, tendo aprendido muito boas práticas, que esperam aplicar no regresso às suas Escolas de origem