LTT Erasmus+ Cristelo, Portugal

A segunda mobilidade com alunos aconteceu em Cristelo, Escola Coordenadora deste projeto, de 14 a 18 de outubro de 2024. O grupo de Didim chegou no sábado e o de Keşan no domingo. Os alunos estavam muito entusiasmados por receber os seus colegas! O evento Erasmus+ LTT de uma semana em Cristelo combinou com sucesso workshops educativos, intercâmbios culturais e atividades de “team building”. Centrando-se em temas como as alterações climáticas, a arte, a conservação marinha e a alimentação, o programa promoveu a aprendizagem intercultural, o trabalho em equipa e a sensibilização ambiental. Através de atividades práticas e sessões interativas, alunos e professores envolveram-se profundamente com os principais desafios globais, enquanto partilhavam e celebravam as identidades culturais.

Segunda-feira,14 de outubro – As equipas foram recebidas na Escola de Cristelo. Após a chegada de todos os participantes, durante a tarde, a Coordenadora Célia Barbosa deu as boas-vindas a todos e apresentou o Programa para a semana. Depois disso, os participantes participaram numa atividade de “speed meeting”, em que cada aluno foi emparelhado com um colega de outro país. Esta sessão interativa incentivou trocas rápidas, promovendo a compreensão mútua, em que um aluno apresentou o outro de forma criativa, promovendo a colaboração e um sentido de comunidade. Uma vez apresentados os alunos, foi altura de começar a trabalhar, pelo que as tarefas foram distribuídas por 4 grupos. Cada grupo teve de analisar um artigo de imprensa e completar as tarefas atribuídas. Para finalizar o dia, um lanche foi oferecido, o que permitiu uma maior interação informal.

Terça-feira, 15 de outubro – Visita à “Casa da Imagem”, uma instituição portuguesa centrada na utilização da arte e do design para combater as alterações climáticas, foi convidada a ensinar aos alunos uma abordagem diferente das alterações climáticas. A sessão incluiu debates sobre a forma como a arte pode ser um meio de sensibilização ambiental, envolvendo os participantes em atividades práticas para visualizar e expressar preocupações relacionadas com o clima. O objetivo foi o de ligar a educação ambiental às artes criativas, tornando o tema mais interessante para os jovens aprendentes.

Quarta-feira,16 de outubro – Foi o “Dia Internacional da Alimentação” e as “equipas” decidiram trocar culturas através da comida! A equipa turca preparou uma refeição tradicional para o grupo, incluindo especialidades como o pide (um pão achatado turco) e o menemen (ovos mexidos com tomate e pimento), enquanto a equipa portuguesa trouxe o “Pão de Ló”. Este evento não foi apenas uma experiência culinária, mas também um mergulho mais profundo na cultura e nas tradições, proporcionando um momento para alunos e professores partilharem os seus costumes num ambiente informal.

Quinta-feira, dia 17 de outubro – Foi o dia do Workshop, o grupo viajou para o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) no Porto para participar em 2 workshops diferentes. Os workshops centraram-se nos ecossistemas marinhos, nomeadamente na acidificação dos oceanos e nos microplásticos. Os participantes aprenderam sobre o impacto das atividades humanas na vida marinha através de demonstrações práticas, tais como a forma como a acidificação dos oceanos acontece e o que os microplásticos fazem aos organismos marinhos, especificamente aos mexilhões. No final dos workshops, o almoço foi desfrutado junto ao oceano. Após o almoço, as equipas partiram para o Palácio de Cristal, onde o grupo explorou os icónicos jardins, oferecendo um momento de relaxamento.

À noite, os pais organizaram uma festa de despedida para professores e alunos. A festa de despedida na escola marcou o final emotivo da semana, onde as famílias e os participantes celebraram a amizade e as ligações estabelecidas.

Sexta-feira, 18 de outubro – Último dia, os alunos e os professores trabalharam em conjunto para finalizar o Padlet, onde foram publicados todos os destaques da semana. Os participantes preencheram um formulário de avaliação e partilharam reflexões sobre o sucesso do programa e melhorias a implementar

A sessão terminou com a entrega de certificados de participação, reconhecendo os esforços e o envolvimento dos participantes no programa.

As equipas turcas prepararam-se então para a partida!


KA210 BEFNG
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+
Ação Chave II
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2023-1-PT01-KA210-SCH-000152841

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.