A segunda mobilidade com alunos aconteceu em Cristelo, Escola Coordenadora deste projeto, de 14 a 18 de outubro de 2024. O grupo de Didim chegou no sábado e o de Keşan no domingo. Os alunos estavam muito entusiasmados por receber os seus colegas! O evento Erasmus+ LTT de uma semana em Cristelo combinou com sucesso workshops educativos, intercâmbios culturais e atividades de “team building”. Centrando-se em temas como as alterações climáticas, a arte, a conservação marinha e a alimentação, o programa promoveu a aprendizagem intercultural, o trabalho em equipa e a sensibilização ambiental. Através de atividades práticas e sessões interativas, alunos e professores envolveram-se profundamente com os principais desafios globais, enquanto partilhavam e celebravam as identidades culturais.
Segunda-feira,14 de outubro – As equipas foram recebidas na Escola de Cristelo. Após a chegada de todos os participantes, durante a tarde, a Coordenadora Célia Barbosa deu as boas-vindas a todos e apresentou o Programa para a semana. Depois disso, os participantes participaram numa atividade de “speed meeting”, em que cada aluno foi emparelhado com um colega de outro país. Esta sessão interativa incentivou trocas rápidas, promovendo a compreensão mútua, em que um aluno apresentou o outro de forma criativa, promovendo a colaboração e um sentido de comunidade. Uma vez apresentados os alunos, foi altura de começar a trabalhar, pelo que as tarefas foram distribuídas por 4 grupos. Cada grupo teve de analisar um artigo de imprensa e completar as tarefas atribuídas. Para finalizar o dia, um lanche foi oferecido, o que permitiu uma maior interação informal.
Terça-feira, 15 de outubro – Visita à “Casa da Imagem”, uma instituição portuguesa centrada na utilização da arte e do design para combater as alterações climáticas, foi convidada a ensinar aos alunos uma abordagem diferente das alterações climáticas. A sessão incluiu debates sobre a forma como a arte pode ser um meio de sensibilização ambiental, envolvendo os participantes em atividades práticas para visualizar e expressar preocupações relacionadas com o clima. O objetivo foi o de ligar a educação ambiental às artes criativas, tornando o tema mais interessante para os jovens aprendentes.
Quarta-feira,16 de outubro – Foi o “Dia Internacional da Alimentação” e as “equipas” decidiram trocar culturas através da comida! A equipa turca preparou uma refeição tradicional para o grupo, incluindo especialidades como o pide (um pão achatado turco) e o menemen (ovos mexidos com tomate e pimento), enquanto a equipa portuguesa trouxe o “Pão de Ló”. Este evento não foi apenas uma experiência culinária, mas também um mergulho mais profundo na cultura e nas tradições, proporcionando um momento para alunos e professores partilharem os seus costumes num ambiente informal.
Quinta-feira, dia 17 de outubro – Foi o dia do Workshop, o grupo viajou para o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) no Porto para participar em 2 workshops diferentes. Os workshops centraram-se nos ecossistemas marinhos, nomeadamente na acidificação dos oceanos e nos microplásticos. Os participantes aprenderam sobre o impacto das atividades humanas na vida marinha através de demonstrações práticas, tais como a forma como a acidificação dos oceanos acontece e o que os microplásticos fazem aos organismos marinhos, especificamente aos mexilhões. No final dos workshops, o almoço foi desfrutado junto ao oceano. Após o almoço, as equipas partiram para o Palácio de Cristal, onde o grupo explorou os icónicos jardins, oferecendo um momento de relaxamento.
À noite, os pais organizaram uma festa de despedida para professores e alunos. A festa de despedida na escola marcou o final emotivo da semana, onde as famílias e os participantes celebraram a amizade e as ligações estabelecidas.
Sexta-feira, 18 de outubro – Último dia, os alunos e os professores trabalharam em conjunto para finalizar o Padlet, onde foram publicados todos os destaques da semana. Os participantes preencheram um formulário de avaliação e partilharam reflexões sobre o sucesso do programa e melhorias a implementar
A sessão terminou com a entrega de certificados de participação, reconhecendo os esforços e o envolvimento dos participantes no programa.
As equipas turcas prepararam-se então para a partida!
KA210 BEFNG
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+
Ação Chave II
CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2023-1-PT01-KA210-SCH-000152841