De 18 a 22 de novembro de 2024, Didim, na Turquia, acolheu a terceira mobilidade deste projeto. Esta semana inspiradora de aprendizagem colaborativa reuniu participantes de Portugal e da Turquia para abordar as alterações climáticas através de atividades educativas inovadoras e de intercâmbio cultural.
A semana começou com uma receção calorosa na segunda-feira de manhã, na escola anfitriã. Os participantes, incluindo professores e alunos, participaram em atividades de quebra-gelo que ajudaram a criar ligação entre os participantes que ainda não se conheciam de mobilidades anteriores. Seguiu-se um workshop sobre alterações climáticas, que promoveu uma compreensão profunda desta questão global crítica entre os participantes. O dia terminou com um torneio de xadrez e uma sessão de pintura criativa centrada em temas ambientais, mostrando o talento artístico dos participantes.
A terça-feira trouxe uma mistura de ciência, tradição e ligações culturais. Uma atividade única, “A Delicious Roll of Appreciation for Our Teachers”, realçou a importância de reconhecer os esforços dos Educadores. Professores e alunos foram convidados a aprender a confecionar um prato tradicional, “Yaprak Sarmasi”: Sarma (em turco, significa “embrulhar” ou “enrolar”) é um prato tradicional da cozinha otomana – atualmente, turca, grega, levantina/árabe, arménia, etc., feito com folhas de videira enroladas à volta de um recheio de carne picada ou de grãos como o arroz/bulgur, ou ambos. Após esta atividade, os alunos realizaram experiências sobre as alterações climáticas no laboratório de ciências, concretizando uma atividade de aprendizagem prática: construção de um filtro de água. Antes do almoço, um evento musical celebrou o poder da música para colmatar as diferenças culturais. Na parte da tarde, visitas ao Município de Didim e à Direção Nacional de Educação enriqueceram a compreensão dos participantes sobre o governo local e as políticas ambientais. O dia terminou com uma sessão do Modelo das Nações Unidas (MUN https://www.un.org/en/mun ) centrada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – 13 – Alterações Climáticas.
Na quarta-feira, as atividades de dança tradicional encantaram os participantes, seguidas de um questionário interativo sobre as alterações climáticas, que realçou a aprendizagem através da diversão e do envolvimento. Os participantes desfrutaram de uma tarde descontraída, fomentando laços informais e imersão cultural.
A quinta-feira foi dedicada a explorar a rica história e a beleza natural de Didim. Os participantes visitaram o emblemático Templo de Apollon e a costa de Altınkum, adquirindo conhecimentos sobre o património cultural da Turquia e apreciando a importância de preservar os tesouros naturais e históricos. Na praia, os alunos foram desafiados a apanhar o lixo da areia. A tarde também foi livre, o que permitiu aos alunos criar laços com os colegas e comprar algumas recordações.
O último dia, sexta-feira foi dedicado à reflexão sobre os resultados da semana. Os participantes preencheram um formulário de avaliação do Google e contribuíram para o padlet da mobilidade. Os Certificados de Participação foram distribuídos numa cerimónia calorosa, celebrando a dedicação de todos os envolvidos.
A mobilidade não só reforçou a colaboração internacional, como também capacitou os participantes com conhecimentos e ferramentas para combater as alterações climáticas. Esta experiência sublinhou a importância da educação na promoção de um futuro sustentável e deixou todos os participantes enriquecidos com o intercâmbio cultural e académico. As equipas da Turquia, de Keşan e Portugal, Cristelo, regressaram a casa, com a certeza de que as memórias e lições de Didim irão sem dúvida inspirar novas ações nas suas escolas. Esta mobilidade serviu como um exemplo brilhante de como os projetos Erasmus+ unem as pessoas através das fronteiras para construir um futuro melhor para a próxima geração.
KA210 BEFNG Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ Ação Chave II - CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2023-1-PT01-KA210-SCH-000152841