Masterclass da Física: Com as mãos nas Partículas!

No dia 9 de março de 2024, os alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Cristelo inscritos em Física viveram um dia típico da atividade de um Físico de Partículas no CERN (The European Organization for Nuclear Research). O evento foi organizado pelo Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pelo CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Com o intuito de adquirir conhecimento suficiente para poder analisar em computador dados das experiências do acelerador do LHC do CERN (a análise de dados), os alunos assistiram a palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem). À posteriori, participaram numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus, onde esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises, seguindo, assim, os passos habituais de um procedimento científico: divulgação, discussão pública dos resultados e validação do trabalho.


Saber+

CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, no cantão de Genebra, na fronteira Franco-Suíça. Criada em 1954 a organização tem 23 Estados-membros, incluindo Portugal que aderiu em 1986. Em 2010, contava com um efetivo de aproximadamente 2 400 funcionários a tempo integral, assim como mais de 11 mil cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa e 80 nacionalidades).

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.