Mindfulness for Teachers: a Hands-on Approach

A Formação decorreu presencialmente na cidade italiana de Florença. O grupo de formandos beneficiou de ser bastante heterogéneo, tanto na língua, cultura, âmbito profissional. O fator comum era a escola, nomeadamente a escola europeia. Os participantes representavam a escola da Alemanha, Portugal e Espanha. Isto pareceu-me um dado extremamente importante e enriquecedor as partilhas realizadas. Maioritariamente professores eu era o único psicólogo (de igual forma que a nossa formadora Dra. Elena Mannelli) professores de vários contextos uns de necessidades educativas especiais, outros a trabalhar jovens com alterações comportamentais. Todos necessitar desta ferramenta tão pedagogicamente inovadora.

Este curso foi criado Educadores que quisessem saber mais sobre o que é Mindfulness, como pode beneficiar tanto os seus alunos como a si mesmos, e como pode ser mais bem integrado nas suas escolas. Ao estabelecer uma base firme na sua experiência prática ao longo do curso, os participantes aprenderam como esta técnica pode ser cultivada de uma forma prática e simples. Fomos encorajados a manter um diário das nossas experiências que forneceu informações importantes mesmo após o final do curso, e que ajudaram a disseminar, a motivar a continuar na nossa vida do dia-a-dia. Fomos no final capazes de estabelecer a nossa própria prática Mindfulness, tendo experimentado os seus benefícios em primeira mão. Hoje possuímos uma “caixa de ferramentas de práticas” que podemos usar na sala de aula; conseguimos atingir uma compreensão de como estas práticas podem ser adaptadas às nossas respetivas populações estudantis individuais, e como podem ser introduzidas a professores e estudantes que não estão familiarizados com o Mindfulness. Em última instância, possuímos uma compreensão firme de como as práticas de Mindfulness podem ter um efeito muito positivo no desenvolvimento global, no comportamento dos alunos, capacidade de foco, melhorando níveis de stress e contribuindo para uma comunicação melhor, com uma espectável melhoria das aprendizagens.

“Mindfulness tem a ver em ser totalmente acordado/consciente nas nossas vidas. É entender a vivacidade requintada de cada momento. Sentimo-nos mais vivos. Conseguirmos ter acesso imediato a nossos próprios recursos interiores poderosos para a perspicácia, transformação e cura”  Jon Kabat-Zinn


Dia 1 – Introdução ao Curso – Noções Básicas de Mindfulness                                                                                                                  

  • Identificação de necessidades e objetivos para cada um dos participantes e populações relevantes.
  • Estabelecer uma definição de Mindfulness; introdução à prática sentada; auto-prática como um fundação para integrar Mindfulness na sala de aula; Práticas de roleplaying
  • Apresentações das escolas dos participantes.

Dia 2 – A Ciência por detrás do Mindfulness

  • Prática e discussão sentadas; a história e ciência do Mindfulness;
  • Benefícios do Mindfulness para professores e alunos;
  • Atenção focada (práticas)

Dia 3 – Introdução do Mindfulness para Estudantes

  • Prática e discussão sentadas; uma história de Mindfulness nas escolas;
  • Abordagens para integrando práticas de Mindfulness nas escolas;
  • A linguagem do Mindfulness na sala de aula; introduzindo o conceito de Mindfulness para estudantes; Mindfulness e inclusividade;
  • Adaptação às práticas para diferentes idades e necessidades;
  • Práticas de coração

Dia 4 – Mindfulness e a gestão em sala de aula.

  • Prática e discussão sentadas; escuta e comunicação conscientes;
  • Mindfulness e gestão de salas de aula;
  • Práticas de interconexão

Dia 5 – Criando uma prática de Meditação (Conclusão do Curso)

  • Prática e discussão sentadas; criando e apresentando uma prática de meditação; feedback do grupo.
  • Avaliação do curso: avaliação do conhecimento adquirido (competências, feedback e discussão);
  • Atribuição do certificado de frequência do curso;

Data: 20 a 25 de setembro de 2021

Participantes: Victor Guimarães Azevedo

Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020
CONTRATO FINANCEIRO N.º:  2020-1-PT01-KA101-078132

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.