Pequenos Autores e Manuela Mota Ribeiro

No âmbito da atividade “Pequenos Autores”, realizada no dia 6 de Julho,  alguns alunos de 1º ciclo dos centros de Duas Igrejas e Sobrosa apresentaram uma sinopse de pequenas histórias que escreveram, declamaram poemas…com esta atividade reforçamos e estimulamos os nossos alunos para o maravilhoso universo da leitura e da escrita e parabenizar os alunos que este ano tiveram a iniciativa de criar as suas primeiras “obras”, quiçá, as primeiras de muitas!

Para nos acompanhar nesta atividade e enriquecer o momento, convidamos a escritora Manuela Mota Ribeiro, que se mostrou muito agradecida por poder ouvir os pequenos escritores. A autora profere:  Foi mágico! As crianças têm este dom maravilhoso de ativar em mim a criatividade e a vontade de escrever!


Manuela Mota Ribeiro nasceu em 1970, na cidade do Porto. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no ano de 1994. Especializou-se em Medicina Física e de Reabilitação em 2002 (Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de S. João). Tendo dedicado a sua vida profissional à atividade médica e ao ensino universitário, foi diretora da Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2006, e assistente de Anatomia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 2006 e 2010. Atualmente, dedica-se quase em exclusivo à escrita.

Missão de vida

Quando entrei no curso de medicina, eu achava que a minha missão de vida era “ajudar os doentes”. Mais tarde, ao dar aulas a futuros profissionais de saúde, a minha missão passou a ser “ajudar a formar bons terapeutas, técnicos e médicos”. E recordo-me de dizer aos meus queridos alunos de Anatomia Clínica que não bastava tirar o curso… era preciso ser um Médico com M maiúsculo, um Médico que olhasse para cada doente como um Ser Humano único e que fizesse a diferença na vida dos seus doentes.

Tudo mudou quando eu escrevi a minha primeira história infantil… A missão passou a ser “ajudar as crianças e as suas famílias a serem mais felizes e saudáveis”. E passei a exercer uma Medicina de Palavras… PALAVRAS que ajudam a prevenir e a tratar doenças…

Já lá vai mais de uma década desde que deixei a bata branca, mas a vontade de AJUDAR continua a comandar a minha vida!

Com um abraço amigo,

Manuela Mota Ribeiro


Livros da autora:

Eu também sou Portugal, Jardim das Histórias, 2014
As Palavras Mágicas, Jardim das Histórias, 2014
As Mantinhas do Sono, Jardim das Histórias, 2014
Piolhex no Planeta Capitis, EBITDA Books, 2013
Frederico, o Cinto de Segurança, EBITDA Books, 2012
Rosinha, uma Ursinha Feliz, EBITDA Books, 2012
Granadas castanhas no Jardim dos…, EBITDA Books, 2012
Serafim está sempre constipado, EBITDA Books, 2011
Edmar, o Passarinho Albino, EBITDA Books, 2010
Girafritz aprende uma lição, EBITDA Books, 2010
Kiko, o Dentinho de Leite, EBITDA Books, 2009
Jardim do Arco-Íris, Ebitda Books, 2008

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.