Pequenos Autores e Manuela Mota Ribeiro

No âmbito da atividade “Pequenos Autores”, realizada no dia 6 de Julho,  alguns alunos de 1º ciclo dos centros de Duas Igrejas e Sobrosa apresentaram uma sinopse de pequenas histórias que escreveram, declamaram poemas…com esta atividade reforçamos e estimulamos os nossos alunos para o maravilhoso universo da leitura e da escrita e parabenizar os alunos que este ano tiveram a iniciativa de criar as suas primeiras “obras”, quiçá, as primeiras de muitas!

Para nos acompanhar nesta atividade e enriquecer o momento, convidamos a escritora Manuela Mota Ribeiro, que se mostrou muito agradecida por poder ouvir os pequenos escritores. A autora profere:  Foi mágico! As crianças têm este dom maravilhoso de ativar em mim a criatividade e a vontade de escrever!

Manuela Mota Ribeiro nasceu em 1970, na cidade do Porto. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no ano de 1994. Especializou-se em Medicina Física e de Reabilitação em 2002 (Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de S. João). Tendo dedicado a sua vida profissional à atividade médica e ao ensino universitário, foi diretora da Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2006, e assistente de Anatomia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 2006 e 2010. Atualmente, dedica-se quase em exclusivo à escrita.

Missão de vida

Quando entrei no curso de medicina, eu achava que a minha missão de vida era “ajudar os doentes”. Mais tarde, ao dar aulas a futuros profissionais de saúde, a minha missão passou a ser “ajudar a formar bons terapeutas, técnicos e médicos”. E recordo-me de dizer aos meus queridos alunos de Anatomia Clínica que não bastava tirar o curso… era preciso ser um Médico com M maiúsculo, um Médico que olhasse para cada doente como um Ser Humano único e que fizesse a diferença na vida dos seus doentes.

Tudo mudou quando eu escrevi a minha primeira história infantil… A missão passou a ser “ajudar as crianças e as suas famílias a serem mais felizes e saudáveis”. E passei a exercer uma Medicina de Palavras… PALAVRAS que ajudam a prevenir e a tratar doenças…

Já lá vai mais de uma década desde que deixei a bata branca, mas a vontade de AJUDAR continua a comandar a minha vida!

Com um abraço amigo,

Manuela Mota Ribeiro