Podcast 4DA: Malala Yousafzai

No âmbito do RIC – Referencial de Integração Curricular, trabalhamos conteúdos de Português, nos quais desenvolvemos o texto de opinião e a temática dos direitos humanos, após o trabalho de pesquisa, os alunos do 4º DA gravaram o podcast “Mulheres que mudaram o mundo”, dando a sua opinião sobre Malala Yousafzai, vencedora do prémio Nobel da paz em 2014.


Saber+

A causa de Malala Yousafzai em defesa dos direitos de todas as crianças poderem frequentar a Escola, começou quando tinha 11 anos e vivia no Vale de Swat, no Paquistão. Malala vivia uma vida tranquila, estudante na escola onde o pai era diretor, mas em 2009 os extremistas taliban impuseram a Sharia (lei islâmica), e o terror entrou na sua aldeia, com as adolescentes a serem perseguidas por frequentarem a escola.

Esta situação começou a ser relatada por Malala no blogue “Diário de uma Estudante Paquistanesa” transmitido na BBC com bastante sucesso, o que criou grande animosidade juntos dos taliban contra ela. O ódio era tanto que a 9 de outubro de 2012, dispararam sobre ela, atingindo-a na cabeça. A menina foi levada para um Hospital no Reino Unido, onde esteve em coma durante vários dias. Malala sobreviveu ao ataque e ficou mais forte, determinada em defender sempre o direito à educação. Por causa das constantes ameaças, a família refugiou-se em Inglaterra e neste novo país Malala pôde regressar à escola, em liberdade. Hoje discursa um pouco por todo o Mundo, desafiando os líderes políticos a investirem em livros em vez de balas, porque Malala não se cansa de dizer que todas as crianças devem ir à escola, que todas têm direito à educação.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.