Sete escolas integram a nova versão do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica II (PPIP II), que tem como objetivo alargar a liberdade de escolha dos alunos e diversificar os percursos formativos no Ensino Secundário. O projeto foi o tema central de um encontro de acompanhamento, realizado no dia 7 de janeiro em Cristelo, com a presença da Secretaria de Estado Adjunta e da Educação, da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Inovação, Diretor Geral da Educação, DGESTE, Presidente do IAVE e da Inspeção-Geral de Educação.
Durante o encontro, os alunos foram ouvidos e desafiados a apresentar os pontos fortes e as dificuldades que encontram nesta nova realidade, bem como no contexto da nova disciplina de Literacias. No âmbito do Projeto Pessoal, os docentes que realizaram formação em Metodologia de Investigação partilharam os benefícios que esta formação tem trazido para a implementação da disciplina. O Presidente do IAVE abordou questões relacionadas com a avaliação externa e os desafios futuros. No encerramento, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo destacou metas e desafios associados ao projeto.
O PPIP II aposta numa estrutura curricular mais flexível para os Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, permitindo aos alunos escolher disciplinas de acordo com os seus interesses e alargando a formação a áreas como Literacia e Dados. As sete escolas que integram o projeto são: o Agrupamento de Escolas de Cristelo, Alcanena, Caneças, Elvas (n.º 3), Marinha Grande Poente, o Colégio Pedro Arrupe e a Escola Profissional de Jobra.